sábado, 17 de janeiro de 2015

Francisco Freire de Andrade

Francisco Freire de Andrade era filho do padeiro Vitalino, e de dona Nenem (Luísa Freire de Andrade), senhora muito simpática, dona de casa, que gostava muito de comer. Ela colocava uma porção na boca e dizia assim: - “isso é muito bom, eu adoro!” Deixa que ela adorava tudo que era comida. Toda comida era boa para ela.
Francisco Freire de Andrade formou-se, com distinção, em Medicina pela Faculdade da Bahia. Coisa rara para um negro e pobre naquela época. Como médico, trabalhou na campanha da vacinação contra a varíola (informação prestada por Dr. Antenor à professora Justina de Sousa Medeiros Oliveira, de Piripiri).
Getúlio Vargas visitou o Piauí em 1933. Naquela época, não tínhamos, ainda, hotéis em Teresina que pudessem acomodar gente de nível. Então, as grandes residências recebiam os convidados ilustres. À tardinha, Getúlio Vargas concedeu audiência privada ao interventor Landri Sales. À noite, no Palácio de Karnak, foi servido um farto jantar para as autoridades e convidados. Mas, como o Palácio de Karnak não oferecia condições de hospedar, o jeito foi alojar Getúlio Vargas e comitiva na casa do casal Dr. Francisco Freire de Andrade e dona Áurea, uma das mais confortáveis da época, ainda de pé na esquina da David Caldas com a hoje Avenida Antonino Freire, nas proximidades da Praça Pedro II. A família Freire de Andrade teve que se instalar em outra residência para alojar bem a comitiva presidencial. Na referida casa, depois, por um bom tempo, residiu o governador do Estado Dr. Rocha Furtado. Atualmente a casa, um pouco descaracterizada, a casa pertence à família do saudoso Dr. Ciro Nogueira.
No dia 3 de maio de 1933 foram realizadas eleições para a Constituinte. Foram vencedores pelo Partido Nacional Socialista o tenente Agenor Monte (quociente eleitoral), com 3.084 votos; Francisco Pires Gaioso e Almendra, com 3.286 votos, e Dr. Francisco Freire de Andrade, com 3.221 votos (em segundo turno); pela legenda Hugo Napoleão do Rêgo, o Dr. Hugo Napoleão do Rêgo, com 2.716 votos. Relação dos suplentes com as modificações verificadas após a instalação da Assembleia Nacional Constituinte. Pelo Partido Nacional Socialista, 1) Leônidas de Castro Mello. Pela legenda Hugo Napoleão do Rêgo, 1) Raimundo de Arêa Leão, 2) Sigefredo Pacheco e 3) Adolpho Alencar.
Naquele tempo, pelo Código Eleitoral de 1932, a apuração era feita em duas etapas, uma criação do Dr. Joaquim Francisco de Assis Brasil, um dos idealizadores do referido código, juntamente com o jurista piauiense Dr. João Crisóstomo da Rocha Cabral, infelizmente muito pouco conhecido no Piauí, apesar de saudado no resto do país.
Nas eleições do dia 19 de janeiro de 1947, o Dr. Freire de Andrade disputou cargo de deputado federal, pelo PSD, sem lograr êxito, entretanto. Foram eleitos três deputados pela UDN: Celso Eulálio, Antônio Castelo Branco Clark e Ocílio Pereira do Lago.
Muito distinto e solidário, o Dr. Francisco Freire de Andrade era amigo de nossa família. O ditador Getúlio Vargas sabendo que meu pai residia perto, pediu ao Dr. Francisco Freire de Andrade que viesse ao casarão convidá-lo para ir até lá, pois queria muito cumprimentá-lo. Quando ele se anunciou, meu pai, que estava na sala de visita, se levantou da cadeira de vime e o convidou a se sentar. O Dr. Francisco Freire de Andrade disse que a visita era breve e que estava ali apenas para cumprir um pedido de Getúlio Vargas. Papai já fechou a cara. Após ouvi-lo, exclamou: “Diga para aquele homem, que eu morri!” E encerrou a conversa ali mesmo.
Foi assim uma bomba! Por que quem era que tinha coragem de mandar para o presidente, mandão como ele, uma resposta desaforada como aquela? Mamãe, que era suave, ficou muito preocupada com a resposta enérgica do marido. O Dr. Freire de Andrade, sem jeito, saiu dizendo: “esse é o Euripão que eu conheço.”
Sobre o Francisco Dr. Freire de Andrade, devo acrescentar que, numa justa homenagem, a Prefeitura de Piripiri criou a Escola Municipal Dr. Francisco Freire de Andrade, que funcionou até 1973, numa casa que não existe mais na Rua Pedro II. Em seu local foi construída a Unidade Escolar Auri Castelo Branco. Foram professoras da Escola Municipal Dr. Francisco Freire de Andrade: Justina de Sousa Medeiros Oliveira (professora e diretora), Rita Sampaio, Maria das Graças, Edna, Maria do Socorro Barroso, Maria de Fátima e Luzimar (além de outras).
Justina de Sousa Medeiros Oliveira nasceu no lugar Mulungu, no município de Piripiri, no dia 24 de setembro de 1931. Filha de Joaquim de Sousa Leão e de Dona Cirina Rodrigues de Medeiros. Começou a lecionar na Escola Municipal Dr. Francisco Freire de Andrade em 1966, permanecendo até o fim das atividades da citada escola, em 1973.

Do livro Genu Moraes – a Mulher e o Tempo.

3 comentários:

Anônimo disse...

bom dia
tenho um pedaço de uma foto de formatura de um sobrinho de minha avó paterno Martinha Vieira da Cruz, assinado francisco freire,data 1912, segundo meu pai contava que ele era do Piaui,outro ponto a mãe de meu avô paterno Menandro José da Cruz, chamava-se Francisca Freire de Andrade, ela era escrava, procuro mais informações, se trata-se de mesma pessoa
agradeço por qualquer ajuda
obrigado
José Hélio da Cruz

Unknown disse...

logo darei mais informes

Anônimo disse...

Hoje 19/05/2018 estou aguardando mais informações, gostaria de enviar a foto do dia de formatura para que voce possa confrontar, e me dar mais informações
obrigado
helio