quinta-feira, 23 de junho de 2011

Escolas Cem Por Cento

 
Os medalhistas..

Cocal dos Alves, município situado na região norte do Piauí, fica a 262 km de Teresina. É lá que funcionam a escola estadual Augustinho Brandão e a escola municipal Teotônio Ferreira Brandão.

Dia 25, o blog do jornalista Luis Nassif reproduziu matéria do Gterra dando conta de que "Escola do interior do Piauí tem 100% dos seus vestibulandos aprovados na UFPI / Escola Estadual de Cocal dos Alves aprova 100% no vestibular da UFPI". Foram 16 alunos inscritos no PSIU; todos aprovados, entre os quais os dois primeiros lugares em Estatística e Matemática noturno.

A escola é a Augustinho Brandão, cuja diretora, Aurilene Vieira de Brito, lembra que seus alunos também se destacaram no ENEM e no vestibular da Universidade Estadual (UESPI).

Mas, como diria o outro, tem mais! Na foto acima (do JORNAL DA PARNAÍBA), alunos de Cocal dos Alves celebram outro êxito: a conquista, no final de 2010, de quatro das cinco medalhas de ouro (além de de prata e de bronze) ganhas pelo Piauí na 6ª Olimpíada Nacional de Matemática (iniciativa dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia; em 2010 foram 19,8 milhões de inscritos, dos quais 3.200 contemplados com medalhas, sendo 500 de ouro). Foi a melhor peformance do Piauí, e Cocal dos Alves brilhou com Sandoel de Brito Vieira - do 3º ano do ensimo médio -, José Marcio de Brito e Clara Mariane Oliveira – alunos de 5ª e 6ª série – e Antonio Wesley de Brito. O primeiro da escola Augustinho Brandão, os demais da escola municipal Teotônio Ferreira Brandão.

O Piauí ainda teve 10 medalhas de prata e 17 de bronze, além de 228 menções honrosas

Todos os alunos vencedores serão contemplados com uma bolsa de iniciação cientifica do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC-Obmep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. A solenidade de premiação ocorrerá em março próximo.

...............

FOTO: Da esquerda para a direita, em pé: Fernando de Brito Vieira (bronze), Sandoel de Brito Vieira (ouro), Rodolfo Vieira Fontenele (bronze), José Marcio de Brito (ouro), Jean Carlos Sousa de Brito (bronze), Clara Mariane Oliveira (ouro), Francimar de Brito Vieira (prata), Pedro Rodrigues Machado dos Santos (bronze) / Agachados: Isamara Cardoso de Brito (bronze), Ana Carla de Brito Amaral (prata), Amanda Pacheco Cardoso (prata), Antônio Wesley de Brito Vieira (ouro).

................

O post acima foi publicado neste blog em 26.01.2011, e agora o republico em face do destaque nacional que os alunos laureados (acima referidos) e a própria Cocal dos Alves mereceram por ocasião da entrega das festejadas medalhas.

Vale um adendo: certamente são muitos os responsáveis pelo sucesso de Cocal dos Alves, mas um deles merece expressa citação: o professor Antônio Cardoso do Amaral. Ele ensina matemática nas duas escolas de onde saíram os campeões (120 premiações em Olimpíadas de Matemática nos últimos seis anos!).

"Comprometimento, acima de tudo, e ainda mais preocupação. Ter a capacidade de se colocar no lugar dos alunos, conhecer as suas dificuldades e tentar superar tudo isso" - eis a receita do professor Antônio para o êxito.

Um comentário:

Roberto Dias disse...

Orgulho de ser piauiense!