sábado, 27 de novembro de 2010

Cássio Gomes e o Salão do Livro de Valença

Cineas Santos, do CEC, ressalta importância dos Salões de Livros.

O professor Cássio Gomes, do município de Valença do Piauí, que fica a 210 km ao sul de Teresina, recebeu menção de louvor do conselheiro Cineas Santos, durante reunião ordinária do CEC – Conselho Estadual de Cultura, que ocorreu na ultima quinta-feira (18), na sede da instituição, em Teresina.

De acordo com Cineas, é próprio do CEC fazer o registro dos eventos culturais, não só da capital, mas também do interior que sejam representativos. Ele explica que o professor Cássio, na semana passada, realizou a última das seis edições de um salão de caráter educativo, que integra vários ramos das artes, educação e cultura da grande região valenciana. “Esse salão consegue levar gente de toda região do sul do Piauí. Tem gente de Oeiras, Picos e até de São Raimundo Nonato e junta cerca de 600 professores num evento em Valença”, disse Cineas.

Segundo ele, o Salão abrange temáticas variadas. “O salão tem de tudo: desde a medicina, onde o Dr. Gisleno Feitosa fez uma conferencia sobre “O Seio Feminino na literatura e nas artes; o (escritor) Salgado Maranhão - sobre a Poesia Contemporânea; (professor) Romero Santos - sobre Literatura do Piauí. Ou seja, é um salão que trata, desde questões especificamente ao livro, até questões ligadas à medicina geral. É um belo trabalho”

O conselheiro disse que o salão é realizado num grande esforço pessoal do professor Cássio. Ele explica que o professor chega a se endividar para manter o salão e ainda estaria pagando contas dos salões passados. Cineas disse que o evento também conta com o apoio voluntário e diletante dos palestrantes, que participam gratuitamente. “Às vezes, até gasolina, nós pagamos, porque não tem o apoio da municipalidade”, reclama Cineas.

O conselheiro disse que o Salão é um evento da maior importância para a região valenciana e mereceria o apoio da prefeitura municipal. “Juntar 600 professores num evento em Valença, é coisa que o prefeito deveria encampar como sendo uma realização da Prefeitura”, finaliza Cineas.

Por José Marques Filho
Jornalista – DRT 1002
86 8865 3492/9968 3273