sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Museu da Imagem e do Som de Teresina

Cineas Santos e a arte de fotografar.
Foto de Kenard Kruel.

Por Jupíter, Airton Sampaio!, estou super emocionado: hoje pela manhã, durante a abertura da II Conferência Municipal de Cultura, realizada na Casa da Cultura, localizada na Praça Saraiva, o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, professor Cineas Santos, e o prefeito de Teresíndia, Silvio Mendes, informaram que a antiga sede da Câmara Municipal, no centro da cidade, abrigará o Museu da Imagem e do Som, com o principal objetivo de oferecer um espaço de registro da história da capital piauiense.

A criação do Museu da Imagem e do Som vem sendo uma luta minha, do poeta Chico Castro, do Dr. Paulo Henrique Couto Machado, Alcide Filho, Chagas Silva, Quaresma, Zé Dantas, entre outras figuras carimbadas e caras de Teresíndia, de muito tempo. Falei com o Cineas Santos, assim que ele assumiu a Fundação Cultural Monsenhor Chaves, e pum e pimba! Eis a boa notícia de hoje.

Lembro que quando o Jornal da Manhã foi assassinado, pelas costas, o seu acervo, inclusive o fotográfico, ia ser todo queimado no aterro sanitário. Meti o meu fusca (azul conversível) no meio do caminhão, que saia do prédio do JM, liguei para o Dr. José Elias Tajra, dono do jornal, que disse que eu poderia ficar com todo o acervo. Fiz contato imediato de primeiro grau com muita gente boa para abrigar o material recebido. Sem êxito. Porém, o Alcide Filho salvou na hora H. Levou tudo para a casa dele, que estava recebendo um anexo para ser o seu estúdio, fez a devida faxina, escaneou tudo e doou todas as fotografias para a Casa da Cultura. Não tivemos sorte com o acervo do jornal O Estado, nem com o do jornal O Dia e nem mesmo com o jornal Meio Norte, relativamente novo mas que deixaram todas as fotografias do início de circulação serem devoradas pelo vírus mortal do computador. Ainda podemos salvar o acervo do jornal Correio do Piauí, do Genésio Araújo. Soube que ele jogou caixas e mais caixas de fotografias numa casa da Avenida Campos Sales. Quem se habilita?

Ultimamente, tenho me dedicado a sair de casa em casa escaneando fotografias antigas e atuais. Exemplo maior é a digitalização de todo o acervo da dona Genu Moraes, que está sendo financiada pelo seu sobrinho Henrique Aguiar. Menino, eu vi!, é fotografia que não se acaba mais. Mas, além das fotografias, tem cartas, bilhetes, livros, jornais, revistas etc etc etc e talicoisa. Nessas andanças, já tenho mais de 50 mil fotografias contabilizadas.

Às vezes, a gente pensa que não. Mas, fiz um projeto - chamado Banco de Imagens, aprovado pelo SIEC, e com os 8 mil e quinhentos reais vou percorrer o interior em busca de fotografias. Nada me escapará. Estou com olho clínico. No final, quando tudo estiver escaneado, limpado, tratado, vou fazer gravar as fotografias e enviar DVDs para museus, bibliotecas, arquivos etc etc etc e talicoisa. Quem estiver interessado no projeto (ou mesmo nas fotografias), é só entrar em contato. PS: Furtaram minha máquina de dentro do carro, no pátio da Secretaria Estadual da Cultura, no Centro Administrativo. (Estou aceitando doações para comprar outra). Quem se habilita?

O Cineas Santos, em seu pronunciamento, na Casa da Cultura, foi na mosca, como sempre: "Muitas pessoas têm grandes acervos e não sabem ao certo como manter adequadamente esse material, que acaba se perdendo com o tempo. O Museu da Imagem e do Som será um bom destino para aquele belo prédio de nossa cidade, localizado num ponto estratégico para a visitação pública."

"Essa é uma belíssima forma de garantir o registro histórico de nossa cidade"', completou o prefeito Silvio Mendes.

5 comentários:

AirtonSampaio disse...

Preservação de memória é isso, com consequencias culturais. Sem saudosismos bestas. Parabéns para todos nós porque, não sendo um projeto dos PeTralhas, pode não ser só propaganda enganosa!

Grillo disse...

Muito pelo contrário: a ironia é que esta coisa só se materializará com formato digital, em tempos de peTralhas. Novos tempos que salvarão as "tralhas" condenadas ao providencial esquecimento por parte do PIG e dos que se locupletaram ao longo da história do Estado que teve sua primeira escola oficial, já no limiar do século passado. Antonte, se compararmos com nossos 500 anos de navegação da caríssima nau feita sobre encomenda para a festa do pavão da Sorbone.
Cala-te, minha boca!

AirtonSampaio disse...

Como perguntar ofende, pergunto: cadê a implantação da microfilmagem no Arquivo Público do Piauí? Todo ano entra verba no orçamento do Estado para isso e... nada! Já grana pro filmeco do FranK Aguiar... Cala-te, boca!

Kenard Kruel disse...

o presidente da fundação cultural monsenhor chaves cineas santos informando que toda a parte de documentação oficial para a criação do museu da imagem e do som de teresina, elabarorada pelo paulo machado, poeta, historiador e defensor público, já está na mesa do prefeito silvio mendes.

o airton sampaio tem razão. a microfilmagem do acervo do arquivo público entra ano e sai ano como na canção do gilberto gil... um dia, quem sabe...

Kenard Kruel disse...

o presidente da fundação cultural monsenhor chaves cineas santos informando que toda a parte de documentação oficial para a criação do museu da imagem e do som de teresina, elabarorada pelo paulo machado, poeta, historiador e defensor público, já está na mesa do prefeito silvio mendes.

o airton sampaio tem razão. a microfilmagem do acervo do arquivo público entra ano e sai ano como na canção do gilberto gil... um dia, quem sabe...