domingo, 1 de novembro de 2009

IV Bienal do Livro de Alagoas

Haroldo Tajra. Foto de Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Haroldo Tajra é economista e diretor-geral do Senado. Nesta entrevista exclusiva ele fala sobre a participação do Senado na IV Bienal do Livro de Alagoas em Maceió que começou dia 30 de outubro e vai até 8 de novembro de 2009, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Revista zaP!- Porque o Senado vem à Bienal de Alagoas? Dr. Haroldo Tajra - Neste novo tempo, tendo à frente o Presidente José Sarney e o Primeiro-Secretário, Senador Heráclito Fortes, o Senado Federal resolveu descentralizar a participação em feiras de livro e pela primeira vez vem a Maceió. O Brasil não é feito apenas de poucos Estados e sim muitos. Sendo assim, já fomos este ano à Teresina, Tocantins e agora, com o objetivo de ampliar sua atuação na sociedade através de suas publicações, vem o Senado a Alagoas.

Revista zaP!- Quais as publicações de destaque que o Senado traz para a Bienal de Alagoas? Dr. Haroldo Tajra - Temos duas linhas editorias no Senado. As Edições do Senado e Edições Técnicas. Pelas Edições do Senado destacamos O ABC das Alagoas de Francisco Reginaldo Amorim de Barros que é um dicionário histórico, bibliográfico e geográfico do Estado. Temos também, A Arte Sacra de Alagoas que retrata com fotos e poemas a arte sacra existente no estado. E por fim, Um Diplomata na Corte da Inglaterra de Renato Mendonça que conta a trajetória do Barão de Penedo desde a infância.

Revista zaP!- E as Edições Técnicas, trazem alguma novidade? Dr. Haroldo Tajra - As Edições Técnicas publicam obras legislativas. Destacamos o Código de Trânsito, que estava esgotado e foi reimpresso, o Estatuto da Micro Empresa, do Estrangeiro e ainda em cinco volumes, a História do Legislativo Brasileiro. Em especial, as Edições Técnicas apresenta o Mídia das Fontes de autoria do jornalista Francisco Santanna que analisa a relação da mídia institucional com a mídia privada.

Revista zaP!- E os preços das publicações? Dr. Haroldo Tajra - Alguns detalhes devem ser destacados nesta resposta. Primeiramente o preço de comercialização é o preço de custo, absolutamente acessível a todas as camadas sociais. Se adquirido pela internet, através da Livraria Virtual do Senado, informo isso para o público que estiver impossibilitado de ir à Bienal, não é cobrado postagem. Enfim... Todos poderão adquirir as obras do Senado.

Revista zaP!- As atividades do estande se resumem à comercialização de publicações? Dr. Haroldo Tajra - Não. Temos outros eventos que devem ser destacados, sendo um destes, o evento Braille. O Senado Federal é a instituição federal que tem um setor Braille de excelência e no dia 6 de novembro, às 19 h, estando confirmada a presença do Senador Fernando Collor, vamos doar o Pequeno Dicionário Auréllio em Braille com 10.000 verbetes, a Constituição Federal e a Constrituição do Estado para instituições locais.

Revista zaP!- Quais as entidades e associações convidadas? Dr. Haroldo Tajra- Foram convidadas a Associação dos Cegos de Alagoas, a Escola de Cegos Cyro Acciolly e o CAP - Centro de Apoio Pedagógico ao portador de deficiência visual. E ainda para todos os professores e alunos o Senado realiza uma exposição de documentos históricos trazendo cópias exatamente iguais ao original. Fazem parte da exposição o projeto concedendo isenção de direitos de importação a todos os materiais necessários á construção, o projeto que cria a Vila de Penedo e os nacionalmente conhecidos como a Lei Aurea, a posse e renúncia de Jânio e o temor de posse de Lula. Todos os documentos, poderão ser impressos para o cliente levar para casa.

31.10.2009
Por: Elizabeth Misciasci Revista zaP!

Nenhum comentário: