quarta-feira, 3 de julho de 2019

Fazenda paraíso

Em São Raimundo, povoado de São Bernardo, localizado na Mesorregião do Leste maranhense e na Microrregião do Baixo Parnaíba maranhense, fica a Fazenda Paraíso*, outrora de propriedade do tenente-coronel da Guarda Nacional João de Deus Pires Ferreira, nascido em Barras, a 18 de outubro de 1836, e falecido na Fazenda Paraíso, a 23 de abril de 1879. Filho de Luiz de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes [filho] e de Marianna Pires Ferreira. Neto materno de João de Deus Pires Ferreira e de Clarinda Maria de Jesus Rodrigues de Carvalho. Neto paterno de Maria da Assumpção Pires Ferreira e de Luiz de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes. Era proprietário, ainda, da Fazenda Santa Maria, que pertenceu à Missão dos Jesuítas, em São Bernardo (dos Brejos dos Índios Anapurus - os jesuítas tinham esta Missão para catequese dos índios, e trabalho agrícola no nordeste do Maranhão). Casou-se com a prima Maria de Deus Pires Ferreira, Mãe Dona, na Fazenda Paraíso, a 31 de outubro de 1858. Nascida na Fazenda Paraíso, a 3 de outubro de 1843, e falecida na Parnaíba, a 25 de setembro de 1906. Filha de Antônio Pires Ferreira e de Lina Carlota de Jesus Rodrigues de Carvalho. A matriarca e maior parteira da família. Ela mesmo teve 11 filhos: Lina Angélica, nascido na Fazenda Paraíso, a 10 de novembro de 1860, e faleceu em São Luís, a 26 de julho de 1930; Marianna, nascida a 2 de janeiro de 1865, e falecida a 17 de janeiro de 1865), Luiz Pires, nascido a 8 de outubro de 1866, e falecido a 17 de março de 1884), Elvira, nascida a 30 de junho de 1868, e falecida a 1871), Eulália nascida em 1869, Franklina, nascida em 1871, João de Deus, nascido em 1873, Maria, nascida em 1873, Marianna, nascida em 1875, Antônio, nascido em 1876, e Anna, nascida a 19 de junho de 1878, e falecida a 26 de julho de  1926, no Rio Grande do Norte, em viagem do Rio para o Piauí).
Da família ou não, no sétimo mês de gravidez, as mulheres iam para a casa de Mãe Dona e lá ficavam até um ano depois de paridas. Por conta disto, a Fazenda Paraíso ficou conhecida como a “Casa Mãe” dos Pires Ferreira no Nordeste do Maranhão.
 Foi sobre uma mesa rústica da casa grande da Fazenda Paraíso que, em 1868, o Dr. Fernando Pires Ferreira operou a mãe, dona Lina Carlota de Jesus Rodrigues de Carvalho, de catarata, fazendo-a enxergar novamente. Os escravos passaram a vê-lo como bruxo.
Foi lá, também, o casamento de Domingos Gonçalves Rodrigues com Maria Pires Ferreira (Maricas), filha de Mãe Dona. O casal usou, na cerimônia, uma caneta de ouro com pérolas.
Foi lá, ainda, que nasceu a 22 de janeiro de 1890, João de Deus Pires Leal, filho de Bernardo Borges Leal e de Lina Angélica Pires Ferreira, pais, ainda, de Antônio, Bernardo (Biloca), Eulália, Marieta, Fernando, Lina (Linoca), Veneranda (Vivi), Mariana (Maruzinha), Firmino e Luís. Os dois primeiros filhos, um dos quais com o nome de João de Deus, não vingaram.
__________

* Na Casa Grande foi encontrada uma telha com inscrição datada de 1853. A moenda do engenho, montada em 1869, com inscrição n0 2603, foi importada da Inglaterra (made in Liverpool). O grande eixo central já veio montado da Inglaterra até São Luís, de onde seguiu puxado por juntas de bois (ou pelo Rio Parnaíba) até São Bernardo. Foi o mais importante engenho de açucar do Nordeste do Maranhão. Atualmente, o engenho se encontra na Fazenda Santa Maria, no município de Magalhães de Almeida (MA), de propriedade do senhor Francisco das Chagas Silva Castro. A Fazenda Paraíso atualmente pertence a Júnior Esperança, residente em São Luís. Os Pires Ferreira construíram, ainda, no povoado de São Raimundo, a Capela de São Benedito. OBS: Informações colhidas no livro São Bernardo - documentário - das origens aos dias atuais, de Raimundo Nonato Vaz. 3a edição, 2008, páginas 95 e 96.

Nenhum comentário: