segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Benedita Moreira de Sousa

Tia Bibi.
Benedita Moreira de Sousa.
Tetraneta dos portugueses João Maria Vale e de Maria Joaquina de Aguiar. Uma das famílias pioneiras no Piauí. Radicaram-se em Caicó, Rio Grande do Norte (RN). Tiveram 11 filhos, entre eles André Gonçalves do Val, que habitou entre Piripiri e Esperantina. Teve 12 filhos, gerando os Val do Piauí. A filha Isabel casou-se duas vezes. A primeira com Anísio Sampaio, passando a assinar Isabel do Val Sampaio. Não tiveram filhos. Viúva, casou-se com o também Alexandre Sabino da Costa Moreira. Moraram em Boa Vista dos Cariocas, município de Esperantina. Alexandre da Costa Moreira faleceu em consequência de uma desavença com os filhos do primeiro casamento, por conta de herança. Tiveram os filhos: Aarão Moreira do Val; Alexandre Moreira do Val; Rosa Moreira do Val; Amélia Moreira do Val e Enéas Moreira do Val.
Aarão Moreira do Val veio para Buriti dos Lopes, radicando-se na Fazenda São Domingos. Trouxe com ele Alexandre e Rosa, esta casou-se com Laurindo Ferreira da Rocha.
Amélia foi para São Luís.
Enéas ficou em Boa Vista.
Aarão Moreira do Val casou-se três vezes.
Na primeira vez (não lembro o nome). Com ela teve o filho Antônio (Doca).
Na segunda vez, com Mariquinha, com quem teve Elvira, Isabel, Ana Carolina e Eulina.
Na terceira vez, viúvo, casou-se com Jovelina, irmã de Domingos Américo de Sousa, este casado com Isabel Moreira do Val. Teve oito filhos.
Carolina Moreira do Val (Noca), irmã de Américo Moreira, casou-se com Marçal José Luz. Ela faleceu a 10 de agosto (de 1944), do parto do filho caçula Antônio José Val. Tiveram os filhos:
Aarão José do Val, Bernardo José do Val, Ana Carolina Moreira do Val, Marçal José do Val, Maria de Lourdes Val, José Marçal do Val, Pedro José Marçal do Val e Antônio José do Val.
Bernardo José do Val casou-se com Ducarmo Borges do Val. Tiveram filhos: Auridéia Borges Val ValRonaldo Val e Aurinete Borges Do Val.
Auridéia Borges do Val casou-se com Kenard Kruel Fagundes dos Santos. Tiveram os filhos Arthur Borges Val (Arthur Borges Fagundes dos Santos) e Otto Borges (Otto Borges Fagundes dos Santos).
Ronaldo Val casou-se com Diana. Tiveram o filho Gabriel Machado Val. Em novo casamento, com Camila, teve a filha Cecília, nascida na Maternidade Santa Fé, em Teresina.
Aurinete Borges do Val casou-se com Diego D'Ambrósio Carvalho. Não tiveram filhos.
Ana Carolina Moreira do Val casou-se com Antônio Domingos, passando-se a se chamar Ana Carolina de Sousa.
Bibi é neta paterna de Balduino Américo de Sousa de Francisquinha, e materna de Aarão Moreira do Val e Mariquinha. Ele trabalhou, por anos, no cultivo de fumo.
Bibi nasceu em São Domingos, a 13 de setembro de 1928. Além dela, os pais tiveram, ainda: Maria José de Sousa, que casou com Bernardo Mendes Fonteles; Francisca Isabel de Sousa, que casou com seu primo José Gregório de Sousa; Antônio Domingos de Sousa que casou com sua prima Ana Carolina Moreira do Val; Lina América de Sousa, que casou com Domingos Bernardo da Silva Costa; Ana Rosa de Sousa, que casou com seu primo Pedro José do Val; Paulo Roberto de Sousa, que casou com sua prima Arnesia Ramos de Sousa; José Domingos de Sousa, que casou com sua prima Maria de Sousa; Aarão Moreira de Sousa, que casou com Maria da Penha de Sousa e Francisco Moreira de Sousa, que casou com sua prima Maria da Luz de Sousa.
Isabel Moreira do Val, mãe de Bibi, era irmã de Américo Moreira do Val, casado com Deolinda Duarte Nunes Branco, esta filha do português Alberto Nunes Branco.
De São Domingos, ela, Bibi, foi para o Marajá, onde conheceu o primo Marçal, filho de José Marçal e de Carolina. Todas às vezes que ele passava pelo Marajá, ele parava na casa dela para tomar a benção dos tios. Ela sabia que ela parava mais por causa dela. Os olhares dele denunciavam. Ela fingia que não notava. Mas, notava sim. Embora ela estivesse mais de olho no Francisco. O Marçal passou uma temporada sem visitá-la. Na primeira visita, a pediu em namoro. O pai dela relutou. Como ela sempre foi muito opiniosa, bateu o pé e se casou com ele. Casaram-se na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Buriti dos Lopes. Três anos depois, casaram-se no civil.
Foram morar no Piranji, onde morava um irmão dele. Vida dura. Para terem água, iam buscar longe, com areia no meio da canela. Retornaram ao Marajá.
Tiveram os filhos: Chagas, Conceição, Valdek Marçal, Marçal Filho, De Assis e Antonio Marçal De S. Val. Todos nasceram no Marajá, de parto normal. Com um mês, ela os levava para serem batizados na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Buriti dos Lopes. Menos o Antônio Marçal De S. Val, que demorou seis anos para ser batizado. Embora ela fosse religiosa, só ia à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios de ano em ano, quando era para batizar um filho.
Naquele tempo, só tinha igreja no Buriti dos Lopes. Igreja Católica. E dava gente demais. Não se podia nem andar. Muita gente de fora da cidade. A padroeira da cidade é Santa Luzia.
Na Barra, uns 5 km depois do Buriti dos Lopes, tinha uma igreja de crente. Os crentes sempre a assediaram, mas, mesmo não sendo muito de frequentar a igreja católica, nunca se embandeirou para o rumo deles.
Todo filho quando nasci ela dava uma bezerra. Chegou um tempo de cada filho dela ter 18 cabeças de gado.
O ramo da farmácia está no nosso sangue. O Chagas, nosso primeiro filho, começou a trabalhar vendendo livros. Largou e foi trabalhar com o casal Maria José Vasconcelos e Humberto Vasconcelos, donos de uma farmácia. Não demorou muito eles venderam a farmácia para ele.
O Valdek Marçal, que hoje mora em Tutóia (MA), é dono de uma farmácia na cidade. A Farmácia Duval. Casou-se, em primeiras núpcias com Maria da Conceição Val Carvalho, nascida em São Domingos, a 19 de março de 1968. Filha de José Américo de Carvalho e de Ana Rosa Ribeiro de Carvalho. O casamento religioso foi realizado na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em 28 de dezembro de 1985, em Buriti dos Lopes. O civil foi realizado no cartório de Buriti dos Lopes, a 17 de setembro de 1986. O casal teve os filhos Valdenise Carvalho de Souza, nascida em Parnaíba, a 22 de setembro de 1986, Raniel Carvalho de Souza, nascido em Parnaíba, a 16 de outubro de 1992, e Alaih Carvalho de Souza Val, nascido em Teresina, a 6 de setembro de 1994. Valdenise é Biomédica, mestra em Ciências Biomédicas, estudante de Farmácia - 5º período -, trabalha no laboratório da Prefeitura de Buriti dos Lopes, no laboratório do Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, e coordena o curso Técnico em Análises Clínicas no CEEP MPP - Parnaíba. Raniel é Farmacêutico, responsável técnico pela Drogaria Duval, em Tutóia.
Valdek Marçal separou-se. Casou-se, em segundas núpcias, com Sara Araújo, com quem teve o filho João Marçal Araújo do Val (Joãozinho), nascido em Parnaíba, na Maternidade Marques Bastos, a 19 de janeiro de 2014.
O Marçal Filho casou-se com Maria do Socorro Ribeiro de Carvalho do Val, filha de Jose Américo de Carvalho e de Ana Rosa Ribeiro de Carvalho. Teve os filhos Rossana Carvalho do Val, nascida em 17 de novembro de 1991, em Teresina – formada em Farmácia pela AESPI – trabalhando na Farmácia Pague Menos e Farmácia Farmaval 5; Jim Max Carvalho Val, nascido em 10 de abril de 1995, em Teresina – estudante de Contabilidade na Universidade Federal do Piauí, e Kevin Marçal Carvalho Val, nascido em 1º de fevereiro de 1997, em Teresina – estudante de Matemática.
Antônio De S. Val, médico, casou-se com Gracília Melo Carvalho Val, advogado. Tiveram os filhos Hendrix Val e Geórgia Val.




(Biografia em construção. Quem puder colaborar, agradeceria muito).

Um comentário:

Ananda val disse...

Oi, muito gratificante encontrar um pouco da minha origem, sou bisneta de Américo Moreira do val e Deolinda nunes branco.