quarta-feira, 1 de maio de 2019

Beth Carvalho, raízes piauienses.

Elizabeth Santos Leal de Carvalho (Beth Carvalho), a grande intérprete que o Brasil perdeu neste 30 de abril de 2019, nasceu no dia 5 de maio de 1946. Era carioca da gema, do caldeirão situado entre a Saúde e a Gamboa, mas tinha raízes no Piauí.

Beth Carvalho era filha de João Francisco Leal de Carvalho e da carioca Maria Nair Santos Leal Carvalho. Ele nascido em Teresina, a 5 de maio de 1911. Falecido no Rio de Janeiro, + ou - em 1980. Fiscal de Tributos Federais. Ela nascido no Rio de Janeiro, a 10 de fevereiro de 1914. Falecida no Rio de Janeiro, a 4 de julho de 1976.Excelente pianista clássica. Pais de Vânia Santos Leal de Carvalho e de Elizabeth Santos Leal de Carvalho (Beth Carvalho).
A avó paterna da cantora era Maria da Ressurreição Leal (Ressu Carvalho), uma baixinha morena, alegre, divertida, animada, simpática, gentil. Morava na Rua Grande (hoje Álvaro Mendes), em Teresina. A casa dela vivia sempre cheia de rapazes e moças. Era muito especial. É o que se poderia taxar de uma agitadora cultural, uma locomotiva da sociedade teresinense da época. Organizava as quermesses da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, as festas juninas na Praça Rio Branco, a Caravana dos Reis, os blocos carnavalescos.
O governador do Piauí João de Deus Pires Leal (Joca Pires) tocava flauta. Para melhor aprendizado, estudava música na casa de Ressu Carvalho que, além de professora, tocava violão e bandolim. Era muito querida e respeitada pelos músicos da cidade.
Ressu Carvalho, nascida em Teresina, a 21 abril de abril de 1889, era filha de Aníbal César Leal e de Joaquina Souza Lima. Casou-se em Teresina, a 19 de janeiro de 1911, com o Dr. Antônio Mendes de Carvalho, o Dr. Tote Carvalho, nascido em Luzilândia, a 13 de janeiro de 1880. Filho de João Francisco de Almeida Filho, este nascido em 1846, em Cabeceiras, e de Cândida Josefina Mendes, também de Cabeceiras.
Reputado dentista, formado pela Faculdade da Bahia, em 1905, o Dr. Tote Carvalho exerceu a profissão em Teresina, no interior do Estado e no Rio de Janeiro. Foi diretor da Mesa de rendas e da Recebedoria do Estado. Faleceu no Rio de Janeiro, a 19 de janeiro de 1965.
Filhos do casal: João Francisco Leal de Carvalho (João Tote), nascido em Teresina, a 5 de maio de 1911. Falecido no Rio de Janeiro + ou - em 1980.; Amaryllis Leal de Carvalho, nascida em Teresina, a 27 de agosto de 1913; Antônio Mendes de Carvalho Filho, nascido em Teresina, a 11 de fevereiro de 1915. Faleceu em Luzilândia, a 27 de setembro de 1935. Era protético, Hannibal Cézar Leal de Carvalho, nascido em Luzilândia, a 21 de abril de 1916. Era advogado; Carlos Mendes Leal de Carvalho, nascido em Teresina, a 17 de agosto de 1917. Falecido no Rio de Janeiro, a 20 de novembro de 1979. Era comerciante; Gardênia Leal de Carvalho, nascida em Teresina, a 6 de novembro de 1918. Falecida no Rio de Janeiro, a 12 de fevereiro de 1982; Maria Angélica Leal de Carvalho, nascida em Teresina, a 4 de abril de 1920; Edelweiss Leal de Carvalho (Vavá), nascida em Teresina, a 15 de janeiro de 1921; Eglantine Leal de Carvalho, nascida em Teresina, a 21 de setembro de 1923; Glycínia Leal de Carvalho, nascida em Teresina, a 23 de março de 1925 e falecida em Teresina, a 22 de novembro de 1925; Glycinia Clara Leal de Carvalho, nascida em Teresina, a 1 de fevereiro de 1929. Era funcionária pública federal.
As filhas de Ressu Carvalho e do Dr. Tote Carvalho eram amigas de Elisinha, pintora, filha de Dr. Manoel Sotero Vaz da Silveira, negro, elegante, e de Carmosinha, clara, muito simpática. Ele foi um dos médicos a atender o Dr. Lucrécio Dantas Avelino, quando este foi esfaqueado em seu casarão, na noite de 18 de novembro de 1927. Não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O Dr. Manoel Sotero Vaz da Silveira assumiu o governo do Piauí, em 1 de setembro de 1946, com a exoneração do coronel José Vitorino Corrêa.
As filhas de Ressu Carvalho e a Elisinha organizavam bloco de carnaval em Teresina. A Elisinha casou-se com Piragibe, bonito, muito elegante, originário do Rio Grande do Sul. O Piragibe trabalhou na Secretaria da Saúde. Mudaram-se para o Rio de Janeiro. De lá vieram tentar sorte melhor em Teresina. Ressu Carvalho foi a primeira mulher a tomar banho de maiô nas águas do Rio Parnaíba.
Mudou-se para Ipanema, Rio de Janeiro. Era a matriarca da família. Faleceu no Rio de Janeiro, a 19 de janeiro de 1985.
Além da cantora Beth Carvalho, Ressu Carvalho e o Dr. Tote Carvalho tinham as netas Liana, Fernando e Regina; Gardênia, Luiz Carlos e Tânia Maria; Duílio, Helena, Heloísa e Antônio; Carlos César e Paulo César; Antônio Carlos, Júlio César e Luiz Roberto; Eduardo e Fernanda (casada com o primo Fernando Carvalho de Oliveira); Patrícia, Maria Cecília e Hermano; Gardência e Clara.
Beth Carvalho herdou dela a veia musical. Aos oito anos de idade, ouvia, emocionada, as canções de Silvio Caldas, Elizeth Cardoso e Aracy de Almeida, grandes amigos do pai. Em entrevista declarou: "os parentes de minha avó me deram toda a musicalidade que eu tenho, são muito queridos por mim. Vovó Ressu Carvalho muito representa para mim, pela musicalidade, pela vivacidade, pelo caráter de mulher piauiense, de mulher nordestina."
Era casada com Edson de Souza Barbosa, com quem teve Luana Leal de Carvalho, nascida no Rio de Janeiro, a 22 de janeiro de 1981.
Beth Carvalho nos deixa aos 72 anos de idade. Muito samba no céu. Com fé, esperança e amor. 
(Arte de Duke Chargista).

Nenhum comentário: