domingo, 14 de abril de 2019

José de Lima Couto

JOSÉ DE LIMA COUTO - Filho de Francisco José da Silva Couto e Joana Angélica de Lima Couto, nasceu em Brejo dos Anapurús em 3 de Fevereiro de 1907. Aos 22 anos formou-se em Técnicas Comerciais na Escola de Comércio Conselheiro Orlando em Aracaju. Chegou à Parnaíba em 1930 quando recebeu convite do professor de Inglês do Ginásio Parnaibano Ademar Neves para compor a banca examinadora da 1ª turma de concludentes. Casou-se em 22 de junho de 1938 em Brejo dos Anapurus com Dalva Athayde de Lima Couto, teve os seguintes filhos Régis (formado em Arquitetura), Érico (Ciências Econômicas e Políticas), Norma (Belas Artes), Vitor (Economia) e Paulo (Administração de Empresas e bancário). Foi proprietário da livraria "A Escolar" que funcionou na Rua Marechal Deodoro onde os livros eram vendidos por preços acessíveis para os estudantes. Foi professor de Inglês de várias pessoas ilustres de Parnaíba. Foi professor de Inglês, Filosofia da Educação, Organização e Técnica Comercial, Merceologia e Legislação Fiscal e Aduaneira nos seguintes estabelecimentos de ensino:
• Ginásio Parnaibano
• Escola Normal de Parnaíba
• Ginásio Nossa Senhora das Graças
• Escola Técnica de Comércio da União Caixeiral
• Ginásio São Luiz Gonzaga
• Ginásio Nossa Senhora de Lourdes
Eleito em 1937 vice-diretor do Ginásio Parnaibano por sua congregação e por unanimidade. Em 1949 foi eleito por unanimidade pela outra congregação do então Ginásio Parnaibano, diretor desse estabelecimento e da Escola Normal de Parnaíba, tendo sido reeleito por cinco vezes consecutivas e por unanimidade. Participou do Curso de Aperfeiçoamento para professor de Inglês da Fundação Getúlio Vargas no Colégio Nova Friburgo. Titulo de Tradutor Público e Interprete Comercial junto à Alfândega de Parnaíba concedido pela Junta Comercial do Estado do Piauí; em 1942 fez em Teresina o curso de Defesa Pacifica Antiaérea, obedecendo a dispositivo da Lei Federal já que o Brasil estava envolvido na 2ª Guerra Mundial, sendo nomeado Delegado Municipal do Serviço de Defesa Passiva Antiaérea em Parnaíba.
Principais realizações:
• 1950 – criou o curso de Aplicação da Escola Normal de Parnaíba, inclusive com Jardim de Infância.
• 1952 – elevou o Ginásio Parnaibano à categoria de Colégio, fundando o Curso Cientifico.
• 1959 – conseguiu junto ao Governo do Estado a oficialização dos dois educandários que passaram a denominar-se Colégio Estadual Lima Rebelo e Escola Normal Francisco Correia.
• 1960 – foi nomeado diretor do Colégio Estadual Lima Rebelo e Escola Normal Francisco Correia.
• 1961 – conseguiu a separação do Colégio Estadual Lima Rebelo e da Escola Normal Francisco Correia para dar-lhes autonomia plena, ficando o mesmo diretor da Escola Normal Francisco Correia.
• 1962 - Fundou o Ginásio Estadual da Escola Normal Francisco Correia; conseguiu junto ao governador a compra 
de um terreno para ser construída a sede própria da Escola.
• 1964 – nomeado membro do Conselho Estadual de Educação (dois mandatos).
• 1966 – conseguiu junto ao governador a construção da sede da Escola Normal Francisco Correia.
• 1967 – transferiu a Escola Normal Francisco Correia e seus cursos integrantes para a sede própria. Como diretor da Escola Normal Francisco Correia entregou à cidade e ao Estado 38 turmas de Professoras Primárias.
• 1968 – coordenou e dirigiu o Curso de Análises Econômicas, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, curso esse que motivou a implantação da futura Faculdade de Administração hoje integrada à Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Sócio fundador da Fundação Educacional de Parnaíba que implantou a Faculdade de Administração de Empresas, hoje integrante da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. 
• 1972 – participou do Simpósio de Recursos Audiovisuais em Salvador.
• 1975 – foi eleito por unanimidade Cidadão Parnaibano pela augusta Câmara Municipal de Parnaíba, titulo de autoria do vereador Custódio Amorim.
• 1977 – foi eleito por unanimidade Cidadão Piauiense pela augusta Assembleia Legislativa Estadual, titulo de autoria do deputado estadual Ribeiro Magalhães.
Foi também sócio fundador do Sindicato dos jornalistas, membro da Academia Parnaibana de Letras que tem como patrono José Euclides de Miranda.
Em reconhecimento por seu trabalho e dedicação integral à educação de milhares de jovens existe uma escola municipal com seu nome, a biblioteca do Centro de Estudos Supletivos Jonas Correia e após 10 anos de sua morte (12 de setembro de 1992) o prefeito Paulo Eudes inaugurou o Centro de Ciências e Línguas Professor José de Lima Couto.
Seu nome também esta fixado em uma das pirâmides do Centro Cívico e no Jardim Vitória existe uma rua em sua homenagem.
Texto escrito por José de Lima Couto e editado por Paulo Couto e Helder Fontenele.

Nenhum comentário: