quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

José Severiano da Costa Andrade

José Severiano da Costa Andrade, filho único do comerciante Severiano Francisco Carneiro de Andrade e Odorica Benício da Costa, nasceu em Simplício Mendes, em 12 de dezembro de 1906. O pai faleceu três meses antes dele nascer. Então, ele passou a infância e a adolescência em companhia de sua mãe, na casa de seus avós maternos Henrique Alves da Costa e Balduína Benício Coelho, na Fazenda Paracatuá, da mesma cidade.

Em 1924, aos dezoito anos de idade, vai morar em Salvador. Ingressa no curso de Engenharia Agronômica. No segundo ano, ganhou o 10 Prêmio no Concurso Literário instituído pela revista O Século, com o soneto A Dor, e publicou o livro Rosal da Vida, uma coletânea de sonetos líricos. Participou com Jorge Amado e outros intelectuais da Fundação da Academia dos Rebeldes e dos intensos movimentos culturais da Faculdade e daquela cidade, dirigindo o jornal A Semana e colaborando com o jornal O Momento. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Bahia.
Em 7 de setembro de 1927, participa da fundação do Cenáculo Piauiense de Letras, uma espécie de Academia dos Novos, ocupando a cadeira 1, patrocinada pelo acadêmico padre Cirilo Chaves.
Em 1929 retorna ao Piauí. Nomeado promotor público das comarcas de Oeiras e Floriano, cidades onde lecionou, escreveu artigos para jornais locais, publicando, inclusive, suas aulas de história.
Em 1933, participa da fundação da Associação Piauiense de Imprensa, idealizada pelo Dr. Cláudio Pacheco Brasil.
Prefeito de Simplício Mendes, nas eleições de 27 de março de 1936. Exerceu por quase dez anos consecutivos o mandato. Na sua gestão fundou várias escolas municipais nas Fazendas Jatobá, núcleo da família Coelho Rodrigues (descendente de Valério Coelho Rodrigues), Moreira, Malhadinha, Formosa e Brejo de Santo Inácio.
Em 5 de novembro de 1936, casou-se com Anayde Mendes de Carvalho, filha do bem sucedido agropecuarista e comerciante Antônio Mendes de Carvalho (membro da 1a Câmara Municipal de Simplício Mendes) e de Maria de Souza Mendes.
Em 1954, engaja-se na Comitiva Cívica do deputado federal, comandante Helvécio Coelho Rodrigues, na campanha das eleições democráticas que elegeram o Dr. Rocha Furtado governador do Estado.
Ainda em 1954, recebe o prêmio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat´stica (Conselho Nacional de Estatística) com a monografia Histórico-Geográfica do Município de Simplício Mendes.
Em 1947, morando em Teresina, é nomeado Diretor da Escola Normal Antonino Freire e diretor da Imprensa Oficial do Estado.
De 1949 a 1950 escreveu para os jornais O Piauí e A Libertação.
Eleito pelo voto direto a deputado da Assembléia Legislativa do Piauí (três mandatos). Foi líder da UDN.
Em 1957, foi um dos fundadores do Partido Republicano - Secção do Piauí, nele atuando o senador José de Mendonça Clark, o então prefeito de Teresina Agenor Barbosa de Almeida e o médico Antônio Chrysippo de Aguiar.
Com a implantação de Brasília, foi nomeado chefe do escritório da Nova capital do Brasil (Novacap), em Recife, transferindo-se posteriormente com a família para a capital federal. Foi Chefe de gabinete do ministro da Educação e Cultura - MEC Clóvis Salgado e do Sistema Educacional do Distrito Federal - CASEB. Tesoureiro da Fundação Educacional de Brasília, órgão do governo do Distrito Federal.
José Severiano da Costa Andrade é Ricardo Braz, personagem do romance Pais de Carnaval, editado em 1930, citado em Navegação de Cabotagem, editado em 1933, 2a edição. O romance Cacau é dedicado a ele. Todos os livros citados são do baiano Jorge Amado.
Consta no livro A Evolução da Literatura Brasileira, de Mário R. Martins (Rio, 1945), no 10 volume como verbete, e no 20 volume com o soneto A Dor. È citado, ainda, em vários outros livros e dicionários literários. o brilho de sua oratória valeu-lhe, de Luiz Câmara Cascudo, o título de o Uirapuru do Nordeste.
Poeta muito elogiado pela crítica. Publicou: Rosa da Vida, versos. (Simplício Mendes, 1906 - Brasília, 1974). Reeditado em 1996 pela Fundação Cultural Mons. Chaves da Prefeitura de Teresina.

Nenhum comentário: