quarta-feira, 18 de maio de 2016

Naeno

JOSÉ NAZARENO BATISTA DA ROCHA – NAENO, filho de Manoel Batista da Rocha, já ao lado do bom e imenso Deus, e de Francisca das Chagas Batista da Rocha, irmão de nove. Casado com Gina, pai de Isadora, Luíza e Pedro. Nascido em São Pedro do Piauí, veio para Teresina em 1962, então com 8 anos.
Cursou os antigos primário, ginásio e científico na rede pública do Estado e graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí. É pós-graduado em Análise Financeira, pela Associação Brasileira dos Bancos de Desenvolvimento – ABDE.

Profissionalmente, Naeno foi servidor público estadual por 11 anos, exercendo diversas funções, como datilógrafo, assessor da Secretaria do Trabalho e Ação Social e da Secretaria de Indústria e Comércio. Em fevereiro de 1984, ingressou no Banco do Estado do Piauí, como Técnico de Banco de Desenvolvimento, onde permaneceu até 31 de dezembro de 2001. Nesse ínterim, atuou como Diretor do Theatro 4 de Setembro, no período de 1991 a 1994.
REALIZAÇÕES NO SETOR ARTÍSTICO
No início de sua carreira musical, Naeno, juntamente com o GRUPO VARANDA, apresentou-se na cidade mineira VIRGINÓPOLIS, por ocasião do Festival da Jaboticaba.
Realizou, como membro do GRUPO VARANDA, vários shows em Teresina, com o Theatro 4 de Setembro literalmente lotado.
Como membro do GRUPO VARANDA, participou ainda do Projeto Torquato Neto, realizando shows em São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Floriano, Picos, Oeiras, Teresina, Parnaíba, São Luis do Maranhão e Fortaleza.
Em 1980, Naeno e o GRUPO VARANDA tiveram a honra de apresentar-se com o inesquecível Luiz Gonzaga, no Auditório da Universidade Federal do Piauí.
A música MORENA, sua composição mais popular, teve 19 gravações, tanto por artistas locais quanto por outros deste Brasil afora.
Naeno tem participação com músicas suas em trabalhos de diversos artistas do Estado.
Em suas inúmeras composições, Naeno divide algumas parcerias com Climério Ferreira, Salgado Maranhão, William Soares, João Ângelo, Glauco Luz. Também guarda parcerias especiais com poetas como Miguel de Cervantes, Fernando Pessoa e Cecília Meireles, e tem o projeto de levar às escolas o Trabalho “Cecília Me Leva”, com quinze canções de sua autoria sobre os poemas desta poeta.
Escolhido para representar a região Piauí/Maranhão, no concurso ITAU RUMOS CULTURAIS – MÚSICA, onde concorreram aproximadamente sete mil artistas em nível nacional. Apresentou-se no Teatro ITAU, Sala Azul, na Av. Paulista – São Paulo, em maio de 2001, participando de CDs coletivos resultantes desse concurso.
Possui quatro CDs gravados:
O primeiro INTERIOR; o segundo ENTRE NÓS, este um cd com músicas sacras, e conta com a participação de cantores e compositores piauienses, como Carol Costa, Laurenice França, Grupo Ensaio Vocal, José Marques Zemarx, Vavá Ribeiro, manda Batista, José Marques, disco este arranjado e executado por Júlio MedeirosGeraldo Brito, Paulo Aquino, Adelson Viana.
Neste cd, eu tive o orgulho da participação de Xangai. sendo três individuais e um coletivo, sobre os quais recebeu elogios de vários críticos daqui e de outros centros, como Brasília, Ceará, Minas Gerais.
O terceiro cd, RINDO OU CHORANDO, arranjado por Adelson Viana, Sardinha, entre outros.
O quarto, COR SOLAR, com arranjos de Swamy Júnior e Guilherme Kastrupe, dois dos mais procurados arranjadores e músicos de São Paulo. Este cd teve a participação muito especial dos artistas Zeca Baleiro, Mônica Salmaso, Chico César e do compositor e cantor Bruno Batista, de São Luiz do Maranhão, mas que conduz sua carreira em São Paulo. Ressalte-se que Bruno foi o meu incentivador para a gravação deste cd, responsável também por sua produção, ao lado dos já citados Swamy Júnior e Guilherme Kastrupe.
Apresentou-se, como convidado, na cidade de Brasília, no espaço Feitiço Mineiro, em maio de 2002
Realizou show, juntamente com artistas de outros estados, muitos de renome nacional, no Festival JULHO EM SALVADOR, em julho de 2003.
Apresentou-se, como convidado especial, em duas ocasiões, no CLUBE DO CHORO em São Luis do Maranhão, em 2008 e 2009.
No tão acessado Google, encontra-se 22 páginas com matérias e informações referentes à sua atuação artística.
No momento, prepara-se para produzir seu primeiro DVD, com recursos da PETROBRAS em convênio com a FUNDAC.
COMO ARTESÃO
A música é, sem dúvida, a grande vocação e paixão de Naeno, mas não se pode deixar de destacar seu grande talento como artesão, produzindo peças de extrema beleza e originalidade, utilizando-se de matérias primas como couro, alumínio, acrílico, madeira e cerâmica. Com sua habilidade produz tapetes, luminárias, pratos revestidos em couro, móveis e outros tantos trabalhos.
Esse talento lhe valeu uma exposição na Universidade Camilo Filho, em 2004, com grande receptividade.
MARIA DA INGLATERRA.
Naeno foi, juntamente com os músicos e compositores piauienses Climério Ferreira, Clodo Ferreira e Clésio, os impulsionadores da carreira de Maria da Inglaterra, quando, com ela participaram de um show em Brasília, na Sala Funarte.

Nenhum comentário: