domingo, 8 de novembro de 2015

Igreja de São Benedito

Na Teresina de 1912: Igreja de São Benedito, e os moradores.

"Localizada entre as Praça da Liberdade e São Benedito, na área mais central da cidade, é o terceiro mais importante templo católico construído em Teresina, sendo as outras - Igreja Nossa Senhora das Dores e Catedral de Nossa Senhora do Amparo (Padroeira) - os principais templos da cidade.
A pedra fundamental da Igreja de São Benedito foi lançada em 13 de junho de 1874, e sua sagração se deu em 03 de junho de 1886. A igreja demorou 12 anos para ser concluída pelo missionário capuchinho italiano Frei Serafim de Catânia, da ordem dos franciscanos, que veio para Teresina em 10 de maio de 1874.
Construída em alvenaria, telhado de cana industrial cerâmico, forro abobadado, vergas em arco pleno e piso externo em lajota cerâmica, a Igreja de São Benedito é uma imponente edificação, em estilo toscano como igreja italianas, com torres piramidal que se elevam a mais de quarenta metros de altura seguindo rigorosamente o modelo da basílica medieval, com planta cruciforme, e tem inspiração romântica com fachada trabalhada voltada para o oeste, planta em cruz latina e abside posterior ao altar-mor, com alto zimbório e majestosa escadaria de pedra que leva a seu adro. Seu portal é arqueado. Uma estátua em tamanho natural do santo padroeiro encontra-se em seu frontispício, entre as torres sineiras de zinco dadas pelo papa Pio XII. Suas portas, obras de Sebastião Mendes, foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: são feitas de jacarandá e cedro, trabalhadas em motivos florais.,,"
Pesquisa: Eliane Aragão, colaboradora e incentivadora do resgate da historia e memoria de Teresina - Piaui.

Um comentário:

Dodó Macedo disse...

Compadre,

Em meu blog registro uma preciosidade sobre Torquato que muito lhe deixará feliz:

http://domacedo.blogspot.com.br/2015/12/47-anos-depois-palavra-de-torquato-neto.html