domingo, 6 de setembro de 2015

Jocy Neves Rodrigues (padre Tutóia - MA)


Padre Jocy Neves Rodrigues nasceu em Tutóia, a 25 de junho de 1917. Era o primogênito dentre os quatro filhos de Delmar Neves Rodrigues e Adalgiza Neves (filha do coronel Paulino Neves, fundador de Tutóia). Um dos irmãos era Antônio José Neves Rodrigues. Ele dizia que recebera o chamado para servir a Deus ainda na infância, quando da ocasião da primeira Eucaristia, aos sete anos de idade.
Fez os estudos primários em Tutóia, já com planos de entrar no seminário. Como a cidade não tinha escola de ensino fundamental, rumou aos onze anos de idade para Parnaíba. A irmã mais nova Teresinha de Jesus Rodrigues Pereira informa que ele obteve nota dez em todas as disciplinas no Ginásio Parnaibano. Os diretores ofereceram bolsa de estudos, fardas e os livros para que continuassem a estudar ali, mas ele recusou dizendo que queria ser padre e, para tanto, estava decidido a ir para São Luís, estudar no Seminário Santo Antônio, onde ingressou em 1929, sempre se destacando pelas boas notas. Foi ordenado presbítero aos 22 anos de idade, a 8 de dezembro de 1939.
De volta a Tutóia, em 17 de janeiro de 1940, o padre Jocy Neves Rodrigues celebrou sua primeira missa de forma cantada, na Igreja Matriz, que ainda estava em construção. Em março do mesmo ano, seguiu para Petrópolis, Rio de Janeiro, onde ingressou na Província Brasileira da Congregação da Missão, da Ordem dos Lazaristas, a de padre professores. Findo o noviciado em 1942, foi nomeado para trabalhar em Ilhéus, na Bahia. Ao fim da missão no local, foi para Fortaleza, no Ceará.
A falta de padres no Maranhão, entretanto, levou o então arcebispo da Arquidiocese de São Luís, dom Delgado, a pedir que, em 1952, o padre Jocy Neves Rodrigues retornasse a seu Estado natal, onde acabou realizando trabalhos pastorais em vários municípios, entre os quais Barreirinhas, Tutóia, Coroatá e São Luís (paróquias de São Vicente de Paulo e Nossa Senhora da Conceição; capela do Colégio Marista; auxiliou na fundação da Igreja Menino Jesus de Praga, no bairro da Cohama).
Em Tutóia, criou o Instituto Paulino Neves, escola primária de referência em toda a região, tendo em seus quadros a eclética Zelinda Neves Miranda, uma das mais preparadas professoras tanto no aspecto didático quanto no conhecimento humano, atuando, com louvor, nas principais disciplinas do curso ginasial, isso porque, no quinto ano primário, a escola preparava os alunos para o exame de admissão. Criou a Cruzada Eucarística, associação cristão de jovens e adolescentes, realizando em 1955 o Congresso Eucarístico Regional Popular, envolvendo todas as camadas sociais, inclusive as moradoras do baixo meretrício, que fizeram confissão e comunhão no local de trabalho. Vieram o arcebispo metropolitando, dom José de Medeiros Delgado, e pelo menos 30 padres de paróquias vizinhas. Maestro e instrumentista, catalogou mais de 50 músicas do bumba meu boi, trabalho que serviu de subsídio para a peça Catarina, sucesso nacional. As músicas de Antônio Maninho e Antônio Vaqueiro passaram a ser cantadas por importantes corais do país e do exterior. No início de 1956, o padre Jocy assumiu a Paróquia de São Vicente de Paula, no Bairro do Apeadouro, em São Luís.
Jocy Neves Rodrigues, padre do povo, via no resgate dos desafortunados e “desviados”, o escopo primordial de sua missão. Convivia, tal qual Jesus Cristo, da maneira e em meio aos pobres. Foi responsável pela ordenação do primeiro padre negro da história do Nordeste, um dos inúmeros fatos marcantes de seus 67 anos de sacerdócio, concluído na Igreja Jesus Bom Pastor, no Bairro do Jardim Renascença, onde morava em São Luís. Recebeu, à mesma época, autorização do arcebispo de São Luís dom Paulo Ponte para construir uma pequena capela em sua residência, onde passou a meditar.
Sofreu um acidente vascular cerebral em meados de 2002, limintando sua locomoção, mas não a cognição. Internado há mais de um mês devido a uma pneumonia, faleceu às vésperas de completar noventa anos de vida, a 7 de maio de 2007, vítima de falência múltipla dos órgãos, no Hospital Centro Médico de São Luís. O corpo será velado hoje na Igreja de Santo Antônio.
Em 22 de abril de 2008, o Prefeito de São Luís Tadeu Palácio sancionou, após o decreto da Câmara Municipal, uma lei que instituiu a denominação de Praça Jocy Neves Rodrigues à área que contorna as Ruas do Ipês e das Avencas, localizada no Jardim Renascença, na Capital do Maranhão.
Convidado para ingressar na Academia Maranhense de Letras, recusou. Destacou-se por seu espírito de vanguarda ao unir as culturas clássica e popular na adaptação dos quatro evangelhos aos ritmos de xote, baião e polca, além de ritmos genuinamente maranhenses. É autor de mais de trezentos salmos musicados, orações e cantigas litúrgicas, como as canções: "O Papa é Pai", "Foi o Amor" e "Salve Maria"; o salmo "O Senhor é Meu Pastor"; e e as Orações Eucarísticas Nº V e Nº VIII. Escreveu os livros "Vida de Padre é Fogo", "Crise, Crescimento e Libertação", "As aventuras de Marcelo", "Assim Rezava Jesus", "Escola Modais da Folck/Música do Maranhão no Caroço de Tutóia", "Ofício Divino das Comunidades" e "Evangelho em Ritmo Brasileiro". É autor dos hinos de Tutóia, Barreirinhas e Coroatá. Foi um dos criadores do Hino do Colégio O Bom Pastor, de São Luís.
Hino do Colégio O Bom Pastor - Letra / música: Pedro Coimbra R. Júnior e padre Jocy Neves Rodrigues

Disciplina, responsabilidade
Comprometimento social,
No serviço à comunidade,
O Bom Pastor é o patrono principal
Refrão:
O Bom Pastor dá a vida às ovelhas
O Bom Pastor educa e congrega
Faz da doação uma missão
E faz em Cristo o Dom da entrega
Cidadania exercida com amor
Na educação de jovens e crianças
Para construir um mundo todo novo
Na busca da luz é a esperança
Estimulando o aluno a crescer
Na formação de críticas consciências
No currículo de sua formação
Do esporte à vivência das ciências
Educando desde os primeiros passos
Com seriedade e compromisso
Com exemplo do nosso patrono
Nosso modelo, O Bom Pastor
È Jesus Cristo
Inspirados no Evangelho do Senhor
Os fundadores buscam o nome ideal
Escolhendo com clareza e consciência
O Bom Pastor se faz ideal.

Nenhum comentário: