terça-feira, 31 de março de 2015

Enfim, o livro Escorregões no Português


José Maria Vasconcelos
cronista, professor, blogueiro
josemaria001@hotmail.com

Parto complicado, a aventura para se editar um livro. Dói. Pior, sair por aí, feito vendedor de beiju, montado em jumento, clamando nas ruas a compra da preciosa guloseima. Acrescentem-se os interessados em receber a obra como brinde de papai Noel, sem reconhecer a dura tarefa de escrever.
Há 17 anos, publico crônicas e Escorregões no Português em jornais da região. Com perdão da vaidade, uma legião de leitores, Brasil afora. Dezenas de blogs e sites solicitam-me autorização para reproduzir as colunas: Antônio Dall Ólio (Fortaleza), jornalista José Fortes), Zeferino Júnior (São Raimundo Nonato, juiz Osmar Carvalho, entre outros. Textos comentados por estudantes e professores nas salas de aula. Ou leitores, como Pimentel, do judiciário federal de Brasília, que enviam meus textos, por e-mails, aos amigos. Também se destacam dedicados leitores com oportuna “correção fraterna”- termo a que me acostumei no seminário capuchinho: depois do jantar, irmãos reunidos, se corrigiam, em público, por deslizes, quase sempre triviais. Agradecia com a “santa caridade” dos que me botam no picadeiro das escorregadas. E não me perdoo: publico a correção merecida e enviada pelos leitores.
De tanto me “aporrinharem” amigos e leitores para editar um livro de crônicas ou escorregões no português, cedi aos encantos das mariposas ofuscadas pelos flashes noturnos.
O livro Escorregões no Português é uma coletânea de colunas publicadas ao longo de 17 anos. Meus arquivos reservam muito mais para outras edições. De início, Interessava-me publicar livro de crônicas, por se tratar de um gênero literário. Todavia, por prometer retorno financeiro imediato de maior público, optei pelo primeiro. Espero continuar na jornada com dinheiro no bolso, sem as expensas do poder público. No livro, aparecem dezenas de colaborações e indagações de leitores. 
Zózimo Tavares, jornalista, escritor e membro da Academia Piauiense de Letras, prefacia o livro com a sua conhecida e inteligente ironia: “Vai doer no ouvido de quem leu? Vai doer na mão de quem escreveu... Ora jocoso, ora impiedoso, sempre em cima do lance... pega nos pés dos coleguinhas de imprensa, de articulistas mais empavonados, acadêmicos, magistrados, políticos, artistas, órgãos públicos... Ninguém se livra das derrapadas, nem ele... e ele, com humildade e espírito de aprender brincando, publica a desforra... Ele já pegou em meu pé? Já, sim, mais de uma vez... eu me envaideço de tê-lo como meu leitor...”
O livro insere opiniões do teólogo Antônio Carlos Machado (Fortaleza), Frei Hermínio, desembargador e acadêmico Lindomar Silveira, escritor e juiz José de Anchieta Mendes, escritor Chico Castro, crítico Orlando Torres, Professor e escritor Francisco de Assis Sousa (São Julião-PI), médico Gisleno Feitosa e juiz João Batista Rios.
Agradeço a chancela da Editora Zodíaco, do jornalista e advogado Kenard Kruel, que ajudou no parto da obra. Doloroso, mas sem eclampse.

Nota do Editor:

O livro Escorregões no Português, do professor Jose Maria Vasconcelos, editado pela Zodíaco, será lançado às 19 horas do dia 13 (segunda-feira) de abril do corrente no, na Livraria Anchieta, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1557. Participação dos músicos Hernane Felipe, violão, e Mamulengo, percussão. Pedidos para o autor: 99864638.

Nenhum comentário: