domingo, 18 de janeiro de 2015

Valdyr Fortes e a arte da fotografia

O Valdyr Fortes era filho de Jayme Fortes Castelo Branco e de Emir de Carvalho Fortes. Nasceu em José de Freitas, em 8 de novembro de 1916. Casou-se com Cecy Sousa Fortes, com quem teve os filhos Carlos Augusto (falecido), Jayme (falecido), Antônio Maria (falecido), Zélia, Fernando Augusto (falecido) e Heráclito Fortes.
Iniciou-se na arte fotográfica incentivado por Augusto Medeiros, pai de José Medeiros, que se tornaria um dos maiores fotógrafos do país. Era amigo também de Guilherme Müller, outro que se destacaria na arte de fotografar. A primeira máquina usada por Müller no Piauí foi adquirida de Valdyr Fortes, que tinha por ele enorme admiração.
Naquele tempo, trabalhar com água barrenta, sem tratamento, não era fácil, mas o Valdyr Fortes tinha um método todo dele de filtrar a água para deixá-la no ponto de ser usada em seu laboratório. Ele era muito perfeccionista. Fazia cópia de uma foto várias vezes até se convencer de que aquela era a ideal.
Um dia, me fotografando na Fazenda Bananeiras Valdyr Fortes parou tudo e saiu correndo para dentro do mato. Passou horas. Quando retornou, disse que tinha visto uma palmeira com cinco copas, o que é raro. Revelada, mandou-a para o amigo José Medeiros, que já morava no Rio, e conseguiu publicá-la na revista que a Kodak editava. José Medeiros, que à época trabalhava na revista O Cruzeiro, muito lutou para que ele fosse para o Rio, trabalhar na publicação, uma das mais lidas na época. Mas, destacando sempre o seu amor pelo Piauí, todas às vezes recusava os convites. Valdyr Fortes foi vereador em Teresina. Coletor de Impostos. Arrendatário do Clube dos Diários. Fotógrafo oficial do Estado durante vários governos. Era do PSD. Faleceu em Teresina, em 23 de maio de 1979.
Em Campo Maior, ao lado da lagoa, há o belíssimo Espaço Cultural Valdyr Fortes. Sempre que passo pela cidade, faço uma visita ao local.

Do livro Genu Moraes - a Mulher e o Tempo.

Nenhum comentário: