terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Joaquim Gomes Calado

Joaquim Gomes Calado, homem dedicado à política desde os primeiros anos da sua mocidade. Tendo exercido as funções de vereador no município de São Pedro do Piauí, de prefeito de Água Branca, foi deputado estadual na legislatura de 1951 a 1955, além de haver desempenhado as funções de Diretor do antigo Serviço de Alimentação da Previdência Social, fundada por ele.
Homem simples, comunicativo e fiel aos compromissos políticos assumidos, desfrutou no Piauí de grande conceito, sobretudo, nos municípios em que exerceu larga liderança política. Deu sempre o melhor exemplo de trabalho, de dedicação à família. O seu filho, o jovem e conceituado médico, Dr. José Calado Neto, foi prefeito do município de Água Branca, tornando-se, assim, o sucessor político, naquela região de seu pai, que nos deixou exemplo de dignidade, de trabalho, de abnegação e de lealdade. Papai, na sua característica de gozador, dizia que ele era o único calado que conhecia que falava alto. Realmente, era um vozeirão, quando falava parecia que estava lutando contra o mundo.
Foi um dos fundadores do Departamento Estudantil da UDN, juntamente com Milton de Aguiar, Adelmar Neiva, José Caldas Brito, Genez de Moura Lima, Wall Ferraz, Washington, Ludgero e Roberto Raulino, de Altos, e Afrânio Nunes, que foi, durante quatro anos, seu presidente. Dois números de jornais foram editados. Os membros foram ativos na política do Piauí.
Do livro Genu Moraes - a Mulher e o Tempo.

2 comentários:

Unknown disse...

Sentimo-nos honrados e gratos pelo registro in memoriam ao nosso inesquecível pai .
(Augusto Ferreira Callado

Unknown disse...

Orgulho desse grande e honrado homem. Obrigada meu avô por tamanho e belo exemplo de vida, com uma conduta exemplar.