segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Genu Moraes na Academia de Ciências do Piauí

Genu Moraes recebendo o manto acadêmico
das mãos da psicóloga Dra. Marilena Veloso

Herculano Moraes

Incentivada por mim, então Presidente da Academia de Ciências do Piauí, Genu Moraes resolve se candidatar à Cadeira 9 da instituição, no segmento de Jornalismo, sendo eleita por unanimidade. No dia 16 de abril de 2009, a nova imortal foi empossada solenemente em ato realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina do Piauí, lotado com a presença de acadêmicos, autoridades, empresários, intelectuais, parentes e amigos da nova imortal.

A aposição do manto sobre os ombros da nova acadêmica foi realizada pela simpática e meiga Dra. Marilena Veloso, psicóloga que, numa dessas surpresas boas da vida, é sobrinha de Dr. Leônidas de Castro Mello, governador e interventor do Piauí por dez anos (pelo PSD), e um dos mais ferrenhos adversários de seu pai, o Dr. Eurípides Clementino de Aguiar, que era da UDN.

O Dr. Reginaldo Santos Furtado, ex-presidente e conselheiro federal da OAB-PI, amigo de longas datas, foi quem lhe fez a entrega do Diploma de Titular da Cadeira 9, que tem como patrono a professora e líder sindical Cristina Leite.

O discurso de recepção foi proferido pela professora, escritora e acadêmica Maria Nilza Oliveira de Carvalho Moraes, que exaltou as virtudes políticas de uma mulher que enfrentou os preconceitos da época, dama da sociedade de cativante presença, atualizada e culta. Maria Nilza fez uma viagem na história de Genu Moraes, que não se notabilizou apenas por ser filha de Euripides Aguiar, mas por sua conduta irrequieta, inovadora, defensora da ética e dos valores culturais e avançado na postura guerreira que adotou. Destacou que Genu Moraes, em São Luís, foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão, vereadora à Câmara Municipal, candidata a deputada federal e figura de destaque no cenário sócio-político do Estado. Adversária de José Sarney, não permitiu que essa condição prejudicasse as boas relações que sempre teve com a família do destacado político maranhense.

Retornando a Teresina, na Capital do Estado Genu Moraes desenvolveu intenso trabalho social, administrando os interesses da família, coordenando a carreira do irmão, deputado Milton Aguiar, participando e prestigiando eventos de toda natureza, especialmente na área cultural, ingressando por méritos na Academia de Ciências do Piauí, onde foi atuante e participativa.

Fazem parte da Academia: Maria Nilza Olivera de Carvalho, Ivelene de Melo Prado, Cid de Castro Dias, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, Clementino de Jesus Barbosa de Siqueira, Gustavo Fortes Said, Melquisedeque de Castro Viana, Genu Moraes, Eurípides Soares Filho, Carlos Magno de Almeida, Gisleno Feitosa, Antonio Manoel Gaioso e Almendra Castelo Branco, Pedro Leopoldino Ferreira Filho, Viriato Campelo, Valdira de Castro Brito Vieira, José de Anchieta Moura Fé, Benedito Borges da Silva, João Orlando, Lisete Napoleão Medeiros, Emmanuel Coelho Marciel, Luiz Ayrton Santos Júnior, Williame Carvalho e Silva, Francisco de Almeida Brasil, Herculano Moraes da Silva Filho, Fabiano de Cristo Rios Nogueira, Jonathas de Barros Nunes, Olímpio Castro de Oliveira, Rômulo José Vieira, Maria Dilma Ponte de Brito, Celso Barros Coelho, Francisco Valdeci Cavalcante, Wilson Nunes Brandão e Homero Ferreira Castelo Branco Neto.

Nenhum comentário: