terça-feira, 6 de maio de 2014

Victor Andrade de Aguiar


Victor Andrade de Aguiar nasceu em Salvador, em 13 de janeiro de 1926. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Piauí, a nossa Salamanca, fundada em 14 de abril de 1931, no curto governo do inteventor federal Joaquim de Lemos Cunha. Escreveu para jornais de Teresina (dentre eles, O Estado - que ajudou a fundar), de Salvador, do Rio de Janeiro e de São Paulo. 
Casou-se, em primeiras núpcias, no civil e na igreja, no Rio de Janeiro, em 1950, com a jornalista Esther Netto dos Reys Ribeiro, com quem teve os filhos Godofredo Clementino de Aguiar, nascido em Salvador, em 1951, e Ermelinda Andrade de Aguiar Haddad, nascida também em Salvador, em 1952.
Godofredo Clementino de Aguiar casou-se, em primeiras núpcias, com Ione, com quem teve os filhos Esther Leonor Câmara Ribeiro Clementino de Aguiar e Deborah Alice Clementino de Aguiar. Em segundas núpcias, com Belinda Mariz, teve os filhos Leonn Zaqueu Mariz Clementino de Aguiar, Itzac Iosef Mariz Clementino de Aguiar e Moshe Davj Mariz Clementino de Aguiar.
Ermelinda Andrade de Aguiar Haddah casou-se, em 1973, com o libanês de Beitlaia Souhail Haddad, com quem teve os filhos Rafael Nauef Haddad, nascido em 1974, Haddad, Ricardo Haddad, nascido em 1976, Ana Luiza Nasime Sibaele, nascida em 1978, e Moisés Michael Haddad, nascido em 1980.
Rafael casou-se com Claudete Souza Haddad, com quem teve três filhos: Samira Nadjla, Rafaela Naifa e Souhail Haddad Neto.
Ricardo casou-se com Roberta Moura Santana Haddad, com quem teve dois filhos: Sarah Souhaila e José Ricardo.
Ana Luiza tem do primeiro casamento Gustavo Jordan e Julius Souhail e do segundo casamento Luiza Rafaela e Moisés.
Moisés casou-se com Silvania Gomes Haddad, com quem teve quatro filhos: Elionai, Eloisa Hosana, Esther Emanuely e Estevão Yoshua.

*****

Em segundas núpcias, Victor Andrade de Aguiar casou-se com Maria Alice de Carvalho Costandrade de Aguiar, com quem teve os filhos Anayde Costandrade de Aguiar, Janaina Costandrade de Aguiar, Antonio Chrysippo de Aguiar, Hélio Andrade de Aguiar Sobrinho, Severiano José Costandrade de Aguiar, Christina Rosa de Aguiar, Victor Andrade de Aguiar Filho e Henrique Costandrade de Aguiar.
Anayde casou-se com José Higino dos Reis Santana e Silva, com quem teve os filhos Ana Berenice Aguiar Santana e Silva, Ana Alice Aguiar Santana e Silva, Ana Carolina Aguiar Santa e Silva, Higino Santana e Silva Neto.
Janaína casou-se com José Alexandre da Silveira Filho, com quem teve João Paulo de Aguiar da Silveira, auditor de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Tocantins. É comunicólogo e também formado em Ciência Contábeis. Casado com Débora Tonel.
Antonio Chrysippo de Aguiar casou-se com Wilma Souza, com quem teve os filhos Antonio Chrysippo e Augusto Souza de Aguiar.
Hélio casou-se, em primeiras núpcias, com Heloisa Helena Pires de Carvalho, com quem teve as filhas Raquel de Carvalho de Aguiar, Juliana de Carvalho de Aguiar e Gabriela de Carvalho de Aguiar. Em segundas núpcias, casou-se com Valéria Cristina Carbonieri Andrade, com quem teve a filha Neli Carbonieri Andrade de Aguiar. Em terceiras núpcias, casou-se com Suyanne Lanusse de Aguiar, sem filhos.
Severiano casou-se com Laís de Melo Moura Vale, com quem teve os filhos José Severiano Vale de Aguiar, João Benício Vale de Aguiar e Luís Vitor Vale de Aguiar.
Christina casou-se com Danilo Melo de Sousa, com quem teve os filhos Victor de Aguiar Melo Sousa e Daniel de Aguiar Melo .
Victor Filho casou-se com Carla Régia Prado de Aguiar, com quem teve as filhas Luíza Prado de Aguiar (casou-se com Livyo Max Resende, com quem teve o filho Miguel Lucas de Aguiar Resende) e Lauralice de Aguiar (casou-se com Carlos Régio, com quem teve a filha Maria Laura de Aguiar). Casou-se, em segundas núpcias, com Telma Lobão, com quem teve a filha Victória Lobão de Aguiar. Casou-se, em terceiras núpcias, com Andrea Alux Aluani, com quem teve os filhos Beatriz e Pedro Alux Aluani Aguiar. Casou-se, em quartas núpcias, com Nayrana, com quem teve o filho Francisco de Assis Siqueira Neto.
Henrique casou-se com Maria Fonteles Rio Lima Costandrade de Aguiar, com quem teve os filhos José Amável Rio Lima de Aguiar e Antonio Rio Lima de Aguiar.

*****

Victor Andrade de Aguiar faleceu em Teresina, em 14 de julho de 1978. Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico do Estado da Bahia e à Associação Brasileira de Imprensa. Tem publicado: Mensagem ao Creador, O Século, O Banquete das Sombras - livro ilustrado por Albert Piauí, e Castro Alves, o Menino Cecéu. Tem, ainda, dois livros inéditos.

OBS:. A foto acima é de 1977.

Nenhum comentário: