sexta-feira, 13 de abril de 2012

Monumento à Batalha da Lagoa do Jacaré

Governador Wilson Martins.
No ano passado, no dia 22 de janeiro, em Piracuruca, o governador Wilson Martins, descendente do Visconde da Parnaíba (Manuel de Sousa Martins), em meio a distribuição de medalhas da Ordem do Mérito Renascença, a mais alta comenda do Estado, prometeu a construção de um monumento na Lagoa do Jacaré para perpetuar o reconhecimento dos piauienses aos que lutaram pela independência do Brasil no município, que fica a 196 quilômetros de Teresina. Foi ali, no dia 10 de março de 1823, que se deu a primeira luta campal entre os patriotas e as tropas do português major João José da Cunha Fidié, que, apesar de em maior número (cerca de 80 soldados contra 40 ou 50 homens do lado brasileiro), correram do embate, deixando um ferido, que veio a falecer em seguida. No dia 22 de janeiro deste ano, o governador Wilson Martins lá esteve, novamente, mas, nada falou sobre a construção do Monumento à Batalha da Lagoa do Jacaré. No próximo ano, a Batalha completa 190 anos. Uma data redonda e uma boa ocasião para que o Monumento saia da promessa para o Concreto. Com a palavra o deputado secretário da Segurança Robert Rios Magalhães, que é de Piracuruca. Abaixo, texto da Coordenadoria de Comunicação do Estado, escrito pelo jornalista Francisco Leal, com a promessa pública do governador Wilson Martins:
Monumento à Batalha do Jacaré
O governador Wilson Martins garantiu, no início da tarde deste sábado (22), na cidade de Piracuruca, que o governo vai construir um memorial na localidade Lagoa do Jacaré para perpetuar o reconhecimento dos piauienses aos que lutaram pela independência do Brasil no município, que fica a 196 quilômetros de Teresina.
O anúncio foi feito na solenidade de entrega de medalhas da Ordem do Mérito Renascença, a mais alta comenda do Estado, durante as comemorações pela passagem do 188º aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil. Foi na Lagoa do Jacaré, localidade a 12 quilômetros do centro urbano de Piracuruca, onde aconteceu o primeiro confronto entre tropas portuguesas e um grupo de independentes piauienses, em 1823.
"É uma homenagem justa e legítima a quem escreveu uma das mais belas páginas da nossa história", disse o governador, adiantando que a primeira fase do projeto será a elaboração do projeto e o dimensionamento de custos. "Vamos fazer, para que a memória dos que aqui lutaram pela independência seja lembrada para sempre".
Ao saudar os novos integrantes da Ordem do Mérito Renascença, no Grêmio recreativo Piracuruquense, Wilson Martins lembrou o nome do alferes, poeta e cientista Leonardo Castelo Branco, que, em 22 de janeiro de 1823, no adro da igreja de Nossa Senhora do Carmo, no cento de Piracuruca, declarou a independência do Piauí. "Leonardo Castelo Branco mobilizou a população em torno da causa da independência. Ele fez o que Fidié mais temia", explicou.
Wilson Martins citou passagens da história da independência do Piauí, como o manifesto de Simplício Dias da Silva, em Parnaíba, em outubro de 1822, a declaração de independência de Oeiras, em 24 de janeiro de 1823, e a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, em 13 de março de 1823.
Desde cedo da manhã que o governador cumpre agenda em Piracuruca, como parte das comemorações pela adesão do Piauí à Independência do Brasil. Ele participou de um culto na Igreja Cristã Evangélica e de uma missa na igreja matriz de Nossa Senhora da Vitória, e depois foi ao clube para a condecoração de personalidades.
Vários secretários e auxiliares acompanham Wilson Martins em Piracuruca, entre eles os secretários de Governo, Wilson Brandão, o de Educação e Cultura, Átila Lira, o de Segurança, Robert Rios, o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Rubens Pereira, e o coordenador de Comunicação Social, jornalista Fenelon Rocha. (Fonte, clique aqui).

Nenhum comentário: