sexta-feira, 2 de março de 2012

Regina Sousa, ícone do PT

Falando sobre a sucessão em Teresina, o jornalista Tomaz Teixeira, em sua coluna no Portal da Difusora, escreveu o seguinte:

"Com a morte de Trindade, o PT ficou órfão de nome a altura de disputar eleições em Teresina. Flora e Nazareno tiveram oportunidades, mas, ficaram longe do prestígio da saudosa Trindade. Restaria o nome de Regina Souza, mas, essa é marcada por ser uma mulher feia e antipática, conhecida também como voo de pato, ou seja, baixo e de trajeto curto, nunca conquistando o eleitorado de Teresina, e, para sobreviver politicamente falando, teve que subir na garupa do líder Wellington Dias, de quem é suplente além de ser persona non grata perante o servidor público. O senador seria o grande nome para disputar a eleição de Teresina, mas, prefere indicar a mulher (esposa), com esperança de lhe transferir o seu eleitorado, mas, essa tem encontrado resistência na executiva municipal da capital."

Por Júpiter! Sei que o jornalista Tomaz Teixeira não mede palavras para massacrar seus desafetos. Mas, dai partir para ser deselegante como foi com Regina Sousa, pegou mal, meu caro macunaíma. O seu ataque grosseiro à Regina Sousa merece todo o meu repúdio. E digo mais, mexeu com a Regina Sousa mexeu comigo. Estou puto de raiva de você, Tomaz Teixeira. Ora, se eu estou! Gosto de Regina Sousa no seu todo, mas, principalmente, pela sua candura poética. Atenciosa, amiga, solidária, silenciosa, na dela. Inteligente e culta. Nas lutas estudantis e sindicais, nos raros momentos de descanso, lá estava Regina Sousa lendo os poetas franceses no original. Sim, Regina Souza é especialista na língua francesa! Nas lutas políticas, nos raros momentos de folga, lá estava Regina Sousa limando seus versos e de olho nos versos dos vates amigos daqui e dalhures. Qualquer dia ela dará aos ventos da publicidades seus poemas. Fiquemos de Tocaia! Não a tenho como feia e muito menos como antipática. Pelo contrário. Regina Sousa é bonita por fora e por dentro. Quem a conhece de perto, como eu, pode dar este testemunho. Regina Sousa sempre foi de organização, nunca de disputa eleitoral. Entretanto, quando se fez necessário, disputou e ganhou a presidência do Sindicato dos Bancários, realizando ali uma administração invejável. Disputou e ganhou a presidência estadual do PT. A seu equilíbrio, a sua lisura, a sua honestidade, a sua confiabilidade, deram à sigla força para se tornar a que se tornou, um partido forte e vencedor em várias disputas eleitorais. E mais, o pouco do que resta do PT autêntico deve-se a ela. Com a vitória de Wellington Dias, foi convidada para a Secretaria da Administração, onde teve que lavar e costurar vários panos mal passados em administrações anteriores. Não se tem notícia de um único deslize ético, moral, profissional de Regina Sousa em sua estada naquele órgão. Não enganava. Não enrolava. Dava direito a quem tinha. Negava, claro, a quem não tinha. Mas, não ficava cozinhando a banho maria. Ninguém agrada "servidores públicos", ainda mais quando não se deixa que continuem mamando nas tetas governamentais ao Deus dará como é de costume aqui, na Fazenda Piauí. Regina Sousa, pelo contrário, deixou imagem de grande e devotada administradora. Se hoje é suplente do senador Wellington Dias, o fez por merecer. É das pessoas que soma. Que engrandece e honra. Sinto-me muito feliz em seu seu amigo. Mas do que amigo, irmão de fé... Que Deus a proteja sempre...

Falando sério: se beleza fosse mesmo fundamental em política, o próprio Tomaz Teixeira jamais seria eleito nem para síndico da Zona da Paissandu. O que dizer de um Tancredo Neves, de um Magalhães Pinto, de um Espiridão Amim, e, para ficar, por aqui, o que dizer de um Tadeu Maia!? E mesmo de mim, que fui presidente do Sindicato dos Jornalistas, diretor da Federação Nacional dos Jornalistas, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE - PI) e atual presidente do Sindicato dos Escritores no Piauí e da Associação Piauiense de Imprensa?

Genu Moraes, representante mor de todas as mulheres piauienses, pelo facebook, foi categórica: "Jornalista Kenard Kruel, deixe de mão o Tomaz Texeira. Ele é assim implicante porque tem voz grossa e pinto pequeno. Ora, essa é boa! Na certa teve algum interesse contrariado pela Regina Sousa, que é uma mulher formidável!" Não sei como Genu Moraes sabe dessas coisas, mas, se ela falou, quem sou eu para contestar alguma coisa...

Um comentário:

Regina Sousa disse...

Caro, Kenard! Muito obrigada por me defender da língua daquele senhor dono desse panfleto chamando "Trincheira". Essa última ofensa é insignificante diante das aberrações que ele já disse sobre mim. Como mulher de fé, respondo com os salmos de esperança "O senhor está comigo, Ele é o meu auxílio; verei logo a ruína de meus inimigos". Que Deus te abençoe!