sexta-feira, 2 de março de 2012

Renato Basílio - boa música no céu

Hoje pela manhã eu estava comentando com o Paulo Moura, mago das artes gráficas piauienses, que os nossos amigos estão todos se indo. E eu não sabia ainda que o Renatim Basílio desde terça-feira (28 de fevereiro) tinha embarcado também, vítima de câncer na Laringe. O poeta William Melo Soares, segunda-feira, me havia dito que ele estava internado no HTI. Estava me preparando para ir visitá-lo. Não deu. Ele, como sempre, partiu apressadamente. Era assim em nossas conversas de meio de rua. Renatim chegava do nada e do nada também partia, quando menos eu esperava. Figura das mais agradáveis. Renatim é quase um parente meu. Sua irmã, Maria do Carmo, foi casada com Gonçalo Cavalcanti Filho, irmão de Maria Rita, com quem eu fui casado e tive Rafael, Gabriel e Samuel. Renatim, além de Maria do Carmo, era irmão ainda de Edson, Augusto Basílio, ex-vereador de Teresina e dedicado funcionário da Prefeitura de Teresina, Ana Helena (falecida) e Fernando. Economista, radialista, Renatim foi diretor da FM Cultura de Teresina e estava na direção da Rádio Universitária da UFPI. Zé Filho, diretor do teatro da Assembleia Legislativa, no café da manhã que tomamos no Mercado do Mafuá, me dizia da gentileza de Renatim de abastecê-lo quase que diariamente com cds repletos de pérolas da música piauienses, brasileira e internacional. A música do Piauí sempre teve destaque nas programações das emissoras que ele comandou. Amante do vinil, deixa uma vasto acervo. Deus o tenha em bom lugar.

Nenhum comentário: