sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dirce & Helo

Torquato Neto e Luiz Otávio Pimentel, RJ, outubro de 1972.

Dirce & Helo
Histórico Critica Referencias
DATA/LOCAL
1971 - Rio de Janeiro RJ
SINOPSE
Na rua, dois rapazes se encontram. O filme se encaminha para sugestões homoeróticas de delicadeza e violência. Acompanhadas pela câmera veloz, as performances de Torquato Neto e Zé Português dialogam com a trilha sonora, composta por músicas cantadas por Luiz Melodia, como Negro Gato. Elementos gráficos e cartazes compõem a narrativa.
FICHA TÉCNICA
Luiz Otávio Pimentel
16min, cor, som
Imagens e montagem: Luiz Otávio Pimentel
Elenco: Torquato Neto e Zé Português

Luiz Otávio Pimentel
Biografia Filmografia Critica Referencias

Luiz Otávio Pimentel (Rio de Janeiro RJ ? - 1990c.), músico, pianista, figura lendária do underground carioca, amigo de Torquato Neto, Hélio Oiticica, Waly Salomão, Ivan Cardoso, Rogério Sganzerla, Luiz Melodia e outros, começa a estudar direito, mas logo desiste do curso. Participa ativamente da cena alternativa carioca na década de 70.
Seus projetos - muitos não realizados - eram constantemente referidos por Torquato na sua coluna Geléia Geral do jornal Última Hora ("Luiz Otávio Pimentel numa transação violenta com os produtores da vida. O Evangelho Segundo São Tomé ou Um Salto Espetacular para a Morte, seu novo filme, em pleno andamento. Enquanto isso, um outro superoito vai pintando: Helô e Dirce, duas jovens" - 7/1/72; "Luiz Otávio acertou detalhes com José Mojica Marins e com a turma do tutu" - 1/11/71). O Evangelho Segundo São Tomé não chega a ser realizado, mas Pimentel faz alguns filmes nos anos 70, inclusive um sobre Oswald de Andrade. Agitador cultural, chegou a escrever e assinar alguns dos textos publicados na Geléia Geral, em que descrevia projetos artísticos (como orgramurbana, com Hélio Oiticica), ou polemizava com os "meninos" Antonio Calmon e Gustavo Dahl, em defesa do Cinema Marginal e contra o Cinema Novo, que à época, para o grupo "marginal", já tinha se academizado nos cargos e verbas oficiais.

1971 - Dirce & Helô - super-8

Nenhum comentário: