sábado, 11 de fevereiro de 2012

Pra mim chega


William Tito

Encerrei a leitura de mais um volume que trata sobre a vida de Torquato Neto. Como separar Vida & Obra? Já que se confundem, mas, o jornalista Toninho Vaz – autor de Pra Mim Chega, editora Casa Amarela (Caros Amigos), se debruça intensamente e percorre a trilha da vida e o que levou Torquato Neto a ser o que foi. Sua pesquisa tem a sede de explorar o universo torquateano buscando indícios para subsidiar o leitor a fazer suas próprias deduções.

Toninho veio buscar informações em Teresina, investigando a história bem antes do casamento de Dr. Heli Nunes e Dona Salomé, os pais do poeta. Foram 73 entrevistas com familiares, amigos e parceiros. No Piauí, Toninho esteve com o Dr. Antônio Noronha Pessoa Filho que foi seu anfitrião e a quem rende agradecimentos pelo empenho e cooperação. Esteve ainda com Arnaldo Albuquerque, Kenard Kruel, Aderbal Tomas de Aquino, Viriato Campelo, Durvalino do Couto Filho, Dr. Heli Nunes e George Mendes que mantém este belíssimo site sobre o primo: Torquato Neto.

Muitas das histórias reveladas no livro já eram do conhecimento de muita gente. Episódios que os familiares não tinham nenhum interesse em revelar. A respeito de sua orientação sexual, saúde física e psíquica e os excessos com álcool, cigarro e outras drogas são abordados no livro. O autor cita os personagens pelo nome. Imagino que deva ter acontecido sérios constrangimentos para alguns. Tenho informações de processos que renderam ao autor pela não autorização da obra, especialmente pela viúva, Ana Duarte e Caetano Veloso.

Toninho revela também várias das possíveis causas que podem ter desencadeado o afastamento de Torquato dos demais membros do movimento Tropicalista. Suas diferenças com Capinam. A polêmica autoria da música Soy Loco Por Ti America. As diversas internações decorrentes das crises depressivas. O jornalista recuperou laudos e prontuários médicos.

Embora parte da família não tenha colaborado com a realização do livro, percebo que não há por parte de pai do poeta, Dr. Heli Nunes, nenhuma dificuldade em abordar quaisquer temas que revelem a vida de Torquato Neto. Muito menos por parte do único filho com Ana, Thiago, a quem escreve suas últimas linhas no dia do sinistro de sua passagem. Toninho Vaz faz agradecimentos especiais a Thiago por sua colaboração e empenho em revelar a história de seu pai.

No final do livro o autor faz várias referências de letras musicadas postumamente, espetáculos-homenagens, poemas, artigos e teses de mestrado editados, publicados, gravados e realizados após a morte de TN. Senti falta de referência a obra do Dr. em Semiótica Feliciano Bezerra, que defendeu tese que tornou-se livro, A Escritura de Torquato.

Sem dúvidas é um livro primordial para quem quer conhecer o mundo torquateano a partir de sua vida e daí compreender em que circunstância e motivação foi criada boa parte de sua obra. É estranho que Toinho Vaz nunca tenha sido convidado para participar do Salão do Livro do Piauí. Existirmos, a que será que se destina? Com a palavra a Fundação Quixote.

Nenhum comentário: