quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Thiago Lopez, produto artesanal piauiense, a melhor cachaça do Paladar Cozinha do Brasil 2011

O Cachacier Maurício Maia, do Estado de São Paulo.
.
Foi realizada no período de 29 a 31 do mês passado, no Hotel Gran Hyatt, em São Paulo a quarta edição do Paladar – Cozinha do Brasil, o maior evento da gastronomia nacional, reunindo chefs, especialistas e entusiastas para celebrar sabores brasileiros – ainda que inéditos, com aulas palestras, conversas e degustações, promovido pelo jornal Estado de São Paulo.

A grande novidade do evento, que, que apesar de brasileiro, teve também a participação de chefs estrangeiros, como a francesa Chloé Doutre-Roussel (consultora de chocolates), o mexicano Rodolfo Guzmán (cozinha mapuche), o argentino Fernando Rivarola (chef do el Baqueano, de Bueno Aires) foi a presença da Cachaça Thiago Lopez, fabricada artesanalmente desde 1910 pelo índio Apanyekrá (Thiago Lopez – 1888 – 1942), grande comerciante, que fazia beneficiamento de algodão e cana-de-açucar no povoado Cocos, zona rural de Sucupira do Norte, ao Sul do Maranhão.

O Cachacier Maurício Maia e Clifton Angeline.

O bisneto do índio Apanyekrá, o químico industrial Clifton Angeline, convidado especial da quarta edição do Paladar – Cozinha do Brasil, disse que a Thiago Lopez foi considerada a melhor cachaça fresca do evento, por especialistas como Maurício Maia, cachacier que dá consultorias, faz palestras e degustações para difundir e desenvolver o consumo da bebida no mundo inteiro.

Apesar da graduação alcoólica, de 50%, a Thiago Lopez é suave, gostosa e cheirosa, o que infunde uma característica própria de altíssima harmonização gustativa. Este resultado é por conta do solo, do clima e da altitude da região dos Cocos (650 m), lugar mais alto do Maranhão, ressalta Clifton Angeline.

Contato: Clifton Angeline
(86) 3223 1175 – 9918 8319

Um comentário:

ANTONIO LUIS disse...

PARABÉNS AO AMIGO CLIFTON ANGELINE PELA INICIATIVA DE VALORIZAR A CACHAÇA DA NOSSA REGIÃO. EU SOU DE SUCUPIRA DO NORTE-MA E SÓ ACHO ESTRANHO O AUTOR DA MATÉRIA AQUI PUBLICADA CHAMAR DE "PRODUTO ARTESANAL PIAUENSE". SUCUPIRA DO NORTE, É NO MARANHÃO, PREZADO. MAS TEM UM POUCO DE PIAUIENSIDADE JÁ QUE O RÓTULO DEVE TER SIDO FEITO NO PIAUÍ. TALVEZ IGUAL AO CLIFTON, DEGUSTAR CACHAÇA E CONHECER O SABOR DE UMA BOA CACHAÇA EU POSSO DIZER QUE ME GARANTO E CONHEÇO A ORIGEM DESSA CACHAÇA E ELA REALMENTE É BOA, DAS MELHORES, TALVEZ A MELHOR MESMO. E O POVOADO COCOS CONHEÇO DESDE CRIANÇA, BEM COMO OS SEUS ENGENHOS ARTESANAIS. MAS NÃO É PIAUIENSE NÃO, SENHOR KENARD KRUEL!