domingo, 19 de junho de 2011

Eurípides de Aguiar - escritos insurgentes

Genu Moraes autografando Eurípides de Aguiar - escritos insurgentes.

No último dia 12 de junho, foi lançado no Salão do Livro do Piauí (SALIPI), box da APL, do complexo montado na praça Pedro II, às 18:00h, o livro do matoense ilustre Eurípides de Aguiar (obra póstuma): Eurípides de Aguiar - Escritos Insurgentes (Comentários - volume III), com organização e nota de sua filha Genu Moraes e do escritor Kenard Kruel.

Eurípides Clementino de Aguiar nasceu no antigo município de São José dos Matões, em 19 de janeiro de 1980, exatamente na casa onde funciona hoje a Secretaria de Planejamento e Finanças, em frente a praça central José Sarney. O Intrépido matoense atuou como jornalista, médico e político no vizinho Estado do Piauí. Foi prefeito de Floriano(PI) de 1913 a 1915; deputado estadual de 1915 a 1916; governador do Estado de 1916 a 1920; deputado federal de 1921 a 1923; senador da República de 1924 a 1930.

A obra sobre o político está organizada em três volumes. O primeiro: Eurípides de Aguiar - A trajetória de um líder é um ensaio biográfico da sua pessoa. o segundo: Eurípides de Aguiar - Documentos reúne quatro mensagens de governo, a tese de seu doutorado "Queimados" e a defesa da acusação de mandante do assassinato de um juiz federal, além de depoimentos e cartas de amigos. O terceiro e último volume: Eurípides de Aguiar - Escritos Insurgentes é uma obra polêmica, onde são retratados artigos escritos pelo matoense (no jornal "O Piauí"), nos quais combatia a ditadura Vargas e os interventores federais no Piauí.
Genu Moraes, des. Tomaz Gomes Campelo e representantes de Matões (Ma), no lançamento do livro Eurípides de Aguiar - escritos insurgentes.
.
Estiveram presentes no lançamento do livro sobre Eurípides de Aguiar, representando a prefeita Suely Pereira e o município de Matões, o presidente da Comissão de Licitações, Hairlan Ferreira, o chefe do Gabinete da Prefeitura, Francisco José da Silva (Chico Grud) e o secretário adjunto de Planejamento e Finanças, Sidney Moura.

Embora não estando presente ao evento, devido motivos superiores, a prefeita Suely Pereira comentou da relevância da figura de Eurípides de Aguiar para a história: "Eurípides de Aguiar tem grande importância política para o estado do Piauí e para o Brasil, mas sobretudo é um orgulho para nós ter sido a cidade de Matões escolhida por Deus para ser o local de nascimento desta personalidade tão ilustre".

Um comentário:

Naeno disse...

PICASSO

Quem observa a invenção de Picasso
Ver linhas, curvas, traços, compasso.
Sente a ligadura de pontos, a largura
Do corpo desproporcional e ver algo
Incomum na terra, uma paz desenhada.
Ele como que escancara o consciente
Mostrando à vista o inconsciente
Pelos homens tão temidos, uma aquarela.
Quem ler Picasso ver a genialidade
Comum dos escolhidos e sente a dimensão farta
Do juízo agoniado pela maldade.
A idade da razão soterrada no alvoroço
Ou a comoção manifesta ao coração,
Como se não fosse ele, mas dele toda a razão.
Quem determina o caminho
Por onde se esvai os pincéis, é Picasso
E por se saber, foi o que foi, é o que é
Um gênio que ainda não foi enterrado
Posto que ainda não morreu.
Certamente nunca morrerá.

naenorocha