quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lucídio Freitas e os tempos modernos

Lucídio Freitas, um dos idealizadores da APL.

Formandos de Letras, por que a tal visita burocrática de vocês à Academia Piauiense de Letras? Passem um espanador nas telhas de aranha culturais e visitem a Academia Onírica! Lá tem cultura viva!! E vida inteligente!!! Que tal? (Airton Sampaio).

*****

Só mesmo um poeta tarantular implicante como o professor de Letras da Universidade Federal do Piauí Airton Sampaio para dar um conselho deste. Ora, meninos e meninas, visitem a Academia Piauiense de Letras e saibam que o principal idealizador daquela nobre estalagem cultural foi um jovem revolucionário chamado Lucídio Freitas. A Academia nasceu no meio de uma luta terrível entre seus membros e a igreja católica. Eram os livres pensadores / maçons contra o conservadorismo instalado no Piauí por meio da Santa Sé. Conheçam Martins Napoleão, Higino Cunha, Clodoaldo Freitas, Gonçalo de Castro Cavalcanti, Cunha e Silva, Clidenor de Freitas Santos... Homens que, politica e culturalmente, deram enorme contribuição para a evolução do pensamento no Piauí. Visitem também a Academia Onírica. Visitem a Confraria Tarântula, que não faço questão de pertencer porque lá não tem mulher e só se toma coca cola. Ao menos um vinho Quinedo, ainda dava, mas, "o líquido negro do imperialismo, nunca", como diria o comunista mor Menezes Y morais. (Aliás, no mundo, atual, só existem três comunistas, a resistir bravamente: Fidel Castro, Oscar Niemeyer e Menezes Y Morais). Depois, meninas, sem os meninos, claro, se quiserem, podem visitar a Kenard Kaverna, sempre de porta aberta para um cafuné...

2 comentários:

EMERSON ARAÚJO disse...

Quem quiser visitar as barrancas do Rio Flores pode vir também. Aliás concludentes de Letras deveriam visitar ainda as escolas públicas do Piauí, as bibliotecas, os cinemas que se foram e a casa da mãe Joana. Eita geração sem eira e sem beira!

Airton Sampaio disse...

Podiam visitar, por exemplo, os escombros do Cine Rex, e aprenderiam, sem ouvir discursos balofos, como se trata o patrimônio cultural nesta Fazenda Piauí... Ô Kenard, vc já tá em campanha pra vestir o fardão? Lá não tem vinho não: só chá.