Formandos de Letras, por que a tal visita burocrática de vocês à Academia Piauiense de Letras? Passem um espanador nas telhas de aranha culturais e visitem a Academia Onírica! Lá tem cultura viva!! E vida inteligente!!! Que tal? (Airton Sampaio).
*****
Só mesmo um poeta tarantular implicante como o professor de Letras da Universidade Federal do Piauí Airton Sampaio para dar um conselho deste. Ora, meninos e meninas, visitem a Academia Piauiense de Letras e saibam que o principal idealizador daquela nobre estalagem cultural foi um jovem revolucionário chamado Lucídio Freitas. A Academia nasceu no meio de uma luta terrível entre seus membros e a igreja católica. Eram os livres pensadores / maçons contra o conservadorismo instalado no Piauí por meio da Santa Sé. Conheçam Martins Napoleão, Higino Cunha, Clodoaldo Freitas, Gonçalo de Castro Cavalcanti, Cunha e Silva, Clidenor de Freitas Santos... Homens que, politica e culturalmente, deram enorme contribuição para a evolução do pensamento no Piauí. Visitem também a Academia Onírica. Visitem a Confraria Tarântula, que não faço questão de pertencer porque lá não tem mulher e só se toma coca cola. Ao menos um vinho Quinedo, ainda dava, mas, "o líquido negro do imperialismo, nunca", como diria o comunista mor Menezes Y morais. (Aliás, no mundo, atual, só existem três comunistas, a resistir bravamente: Fidel Castro, Oscar Niemeyer e Menezes Y Morais). Depois, meninas, sem os meninos, claro, se quiserem, podem visitar a Kenard Kaverna, sempre de porta aberta para um cafuné...
2 comentários:
Quem quiser visitar as barrancas do Rio Flores pode vir também. Aliás concludentes de Letras deveriam visitar ainda as escolas públicas do Piauí, as bibliotecas, os cinemas que se foram e a casa da mãe Joana. Eita geração sem eira e sem beira!
Podiam visitar, por exemplo, os escombros do Cine Rex, e aprenderiam, sem ouvir discursos balofos, como se trata o patrimônio cultural nesta Fazenda Piauí... Ô Kenard, vc já tá em campanha pra vestir o fardão? Lá não tem vinho não: só chá.
Postar um comentário