segunda-feira, 5 de julho de 2010

Encontro de bois na Praça do Servidor

Não é um boi, mas que é linda, é linda...
Foto do Cartirina Kenard Kruel.

M. Jr.

Nos dias 9 e 10 de julho, sexta e sábado, respectivamente, a Praça do Servidor Municipal, no bairro Matadouro, será o palco de uma das manifestações folclóricas mais tradicionais da cultura piauiense. Trata-se do Encontro de Bois de Teresina, em sua 10ª edição, promovido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Nos dois dias, evento terá início a partir das 18h.

Sem caráter competitivo, o 10° Encontro de Bois de Teresina vem com o objetivo de valorizar nosso folclore mais popular e ser um exemplo de incentivo ao amadurecimento da cultura regional. Segundo Vagner Ribeiro, coordenador de Cultura Popular da FCMC, apesar do evento já acontecer a algum tempo, é preciso que a população descubra a beleza dos grupos de boi e participe mais ativamente dos encontros. “E mais do que participar, sentir, vivenciar mesmo a riqueza cultural proporcionada por essas ocasiões”, frisa.

Este ano, a Fundação Monsenhor Chaves está incentivando mais de 20 grupos de boi em Teresina, por meio do Projeto Mestre João Bispo, nome dado em homenagem ao brincante, folclorista e pesquisador que muito valorizou os grupos de Bumba-meu-boi na capital. Para a presidente da fundação, Laurenice França, a prioridade do evento é manter e valorizar esses grupos, uma vez sendo essa tradição genuinamente nossa, além de ter ficado desaparecida por um período. Apesar do incentivo da prefeitura, muito pode ser feito para o desenvolvimento dessa faceta de nossa cultura. “Um passo importante seria a criação de projetos para que os grupos possam ganhar apoio também da iniciativa privada, algo que pode deixá-los ainda maiores e melhores”, ressalta Laurenice.

Os grupos a participarem do 10º Encontro de Bois de Teresina são:

1. Boi Imperador da Ilha
2. Boi Estrela D’alva
3. Boi Riso da Floresta
4. Boi Dominador do Sertão
5. Boi Touro da Paz
6. Boi Renascer do Sertão
7. Boi Terror das Campinas
8. Boi Estrela da Noite
9. Boi Estrela da Mata
10. Boi Imperador Mirim
11. Boi Mirim da Cerâmica Cil
12. Boi Capricho da Ilha
13. Boi Mimo das Crianças
14. Boi Bugarim da Noite
15. Boi Maioba do São Joaquim
17. Boi Liberdade da Piçarra
18. Boi Raminho do Amor
19. Boi Mimo de Santa Cruz
21. Boi Terror do Nordeste
22. Boi Nosso Brasil
23. Boi Mirim Raio de Sol
24. Boi Independência do Brasil

Um comentário:

EMERSON ARAÚJO disse...

Rapaz, estou querendo voltar rapidinho a Teresina agora. Poxa que morena cor de cravo e canela!