segunda-feira, 5 de julho de 2010

Renato Castelo Branco

Renato Castelo Branco.

F. Carvalho

Os parnaibanos e piauienses perdem muito por não conhecerem a biografia e a obra de Renato Castelo Branco, publicitário brasileiro nascido em Parnaíba. Na verdade era considerado um líder no seu ramo de atividade com influência no Brasil e nos Estados Unidos. Numa época em que o negócio da publicidade era bastante incipiente, e ainda o é na maioria das praças, Renato Castelo Branco superou limitações de toda ordem. Mais ainda: projetou a publicidade brasileira ao assumir, entre outros, o posto de vice-presidente da J. W. Thompson, uma das maiores da América.
Além de publicitário, Renato Castelo Branco era poeta, escritor, pesquisador e autor de trabalhos em campos diversos como economia e a política.
Pertenceu às academias Parnaiba Piauiense de Letras. Nesta última, sua cadeira está ocupada pelo seu primo e amigo, escritor Alcenor Rodrigues Candeira Filho, com quem trocou muitas correspondências tratando de temas relacionados à cultura piauiense.
Objetivando promover um maior conhecimento sobre este parnaibano ilustre, pescamos texto assinado por Socorro Francisco, publicitário e Presidente do Conselho de Ética do Sindicato das Agências de Publicidade de Santa Catarina. Clique aqui.

Nenhum comentário: