domingo, 20 de junho de 2010

Costa Alvarenga

Costa Alvarenga.

Francisco Alcides do Nascimento *

Pedro Francisco da Costa Alvarenga, quem é este personagem? Muito poucos piauienses ouviram falar neste nome, mas Teresina já possuiu uma casa de saúde que levava o nome de “Instituto Alvarenga”. Este Instituto foi implantado no início da década de 1930, pelo interventor federal Landri Sales Gonçalves. Os relatórios oficiais deste interventor dão conta de que naquela casa fabricavam-se vacinas.
Com o Instituto “Costa Alvarenga”, os piauiense não precisavam deslocar-se para São Luis, depois de serem mordidos por um cão com os sintomas da raiva. Aliás, a primeira vez que ouvi falar de Costa Alvarenga, e neste caso, não era o cientista, foi quando uma cadela mordeu um irmão mais novo, e tive que assistir a quatorze sessões de aplicação de vacina contra raiva.
Quem é Costa Alvarenga? Sabe-se muito pouco sobre este piauiense, nascido em Oeiras no ano de 1826. E talvez esteja aí uma das razões para o desconhecimento sobre ele. Foi um homem nascido na primeira metade do século XIX e, neste período, o Piauí se parecia mais com uma fazenda dirigida por Manuel de Sousa Martins. Um território com poucas escolas e muitos analfabetos. Segundo monsenhor Joaquim Chaves “sua instrução consistiu em saber ler e contar. Dizem que aprendeu um pouco de latim com seu tio, o Sargento-mor Marcos Francisco de Araújo Costa. Se isto é verdade, foi um luxo, pois do latim ele nunca precisou na sua longa vida”.
Pedro Francisco da Costa Alvarenga nasceu no Piauí, mas se tornou um cidadão do mundo. Médico, cientista e professor gravou o seu nome e o do Piauí em alguns países europeus.
No Piauí, o nome de Costa Alvarenga aparece sempre quando se escreve sobre Oeiras, a primeira capital do Piauí, ou quando alguém do Instituto Histórico daquela cidade se propõe destacar um vulto da história piauiense, como o fez Clementino Moura: “Oeiras tem filhos ilustres no presente, como os teve no passado dos quais relembro, nesta oportunidade, Pedro Francisco da Costa Alvarenga, cientista de renome que ultrapassou as fronteiras do Brasil e chegou a ser professor da Escola Médica de Lisboa”.
Teresinha Queiroz em artigo sobre Oeiras e suas imagens disse “Costa Alvarenga notável em todo o mundo por suas pesquisas cardiológicas, além de benemérito da educação em sua terra natal”. Talvez seja essa condição de benemérito da educação que provocou a homenagem feita ao cientista piauiense, dando-lhe seu nome a uma unidade escolar, “Grupo Escolar Costa Alvarenga”. Essa homenagem é datada de 1944.
Formou-se em medicina, em Bruxelas e atuou como médico, cientista e professor em Lisboa. Segundo Adrião Neto (1995) exerceu a profissão de médico em várias instituições lisboetas, mas fez parte também do corpo médico da corte imperial portuguesa. Filiou-se a várias associações de Ciência e Letras européias. Em Lisboa, Costa Alvarenga, foi pesquisador e investigava doenças relacionadas ao coração, como a chamada insuficiência aórtica, insuficiência conhecida no meio médico como “Sinal Alvarenga”, ainda escreveu um livro intitulado “Traité des meladies du coeur”. Voltou ao Brasil, foi eleito membro da Academia Nacional de Medicina e é um dos grandes nomes da cardiologia francesa e brasileira.
É necessário descobrir os rastros deixados por Costa Alvarenga nas Academias de Medicina de Paris, Lisboa, Bruxelas, Viena, Berlim, Filadélfia, Estocolmo e Rio de Janeiro. Nelas, devem existir indícios da passagem do cientista piauiense.

*Doutor em História
Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí
Coordenador do Mestrado em História e Geografia da UFPI
falcide@uol.com.br

Nenhum comentário: