sexta-feira, 30 de outubro de 2009

2ª Conferência Municipal de Cultura de Teresina

Sônia Terra. Foto de Kenard Kruel.

Como preparativo para a Conferência Nacional, será realizada hoje e amanhã na Casa da Cultura, a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Teresina, que tem como tema "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento". A partir desse evento, serão escolhidos delegados para participarem da 2ª Conferência Estadual de Cultura e a será elaborado um documento referente às propostas de políticas culturais, conforme a realidade de Teresina, para subsidiar as diretrizes do Plano Nacional de Cultura.

A Conferência Municipal será aberta às 8 horas de hoje e contará com a realização de palestras e apresentações culturais durante o dia todo. Às 10 horas será realizada a palestra "Sistema Nacional de Cultura - SNC", ministrada pela presidente da Fundac Sônia Terra e pelo representante do Ministério da Cultura, Roberto Azubel. A partir das 14 horas, serão criados os grupos de trabalho sobre os seguintes temas: "Cultura e Desenvolvimento Sustentável", coordenado pela jornalista Tânia Martins; e "Cultura e Economia Criativa", coordenado por Jairo Araújo. Para encerrar o primeiro dia de discussões, será realizado, às 18h30, no pátio da Casa da Cultura, o projeto Conversa de Terreiro, que é um espaço para apresentações de grupos da cultura popular e, sobretudo, discussões e troca de informações.

Amanhã, às 8 horas, o historiador Paulo Machado profere a palestra "Cultura, Cidade e Cidadania". Em seguida, às 10h será realizada plenária geral com encerramento previsto para as 12 horas. A Conferência Nacional de Cultura é uma realização do Ministério da Cultura, cujo objetivo é instituir uma política cultural que enfatiza, além das artes consagradas, toda a gama de expressões que caracterizam a diversidade cultural brasileira. O evento reúne artistas, produtores, gestores, conselheiros, empresários, patrocinadores, pensadores e ativistas da cultura, e a sociedade civil em geral.

Um comentário:

Laylana disse...

Oi Kenard!Estou aguardando o seu e-mail com o comunicado sobre a mudança da data do lançamento do meu livro.Parabéns pelo seu blog!Abraço!