quinta-feira, 20 de outubro de 2016

União Brasileira de Escritores no Piauí - UBE - PI

Joseli Lima Magalhães, presidente da UBE - PI

A União Brasileira de Escritores – UBE/PI, foi fundada em 21 de outubro de 1973, na cidade de Teresina, tendo como seu idealizador e primeiro presidente o escritor Magalhães da Costa.
Criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural do Estado, defender os direitos fundamentais do escritor, zelar pelos interesses da classe dos escritores e promover e inserir o escrito piauiense no cenário nacional, a UBE/PI desde sua fundação tem feiro um trabalho de base divulgando e difundindo a literatura produzida no Piauí, seja junto á sociedade, de modo geral, seja junto as escolas públicas e particulares, procurando integrar interesses e valorizar o seu trabalho intelectual em diversos projetos e programas promovidos pela entidade.
Nos seus mais de 40 anos de existência, a UBE/PI teve no seu quadro de dirigentes e sócios o que de melhor o Estado produziu em matéria de cultura e da criação literária. Além de Magalhães da Costa, dirigiram a Entidade: Pompílio Santos, Chico Miguel de Moura, Elmar Carvalho, Melquesedeque Viana, Rubervam do Nascimento, Kenard Kruel e Tomaz Gomes Campelo. Atualmente encontra-se na presidência Joseli Lima Magalhães.
A União Brasileira de Escritores do Piauí – UBE/PI é reconhecida de utilidade pública Estadual através da Lei nº 4.099, de 23 de abril de 1987, assinada pelo então governador Alberto Silva. Dentre as diversas atividades desenvolvidas durante a existência da UBE/PI vale destacar. Elaboração da Lei que institui o ensino da Literatura Piauiense nas escolas; Criação do Troféu Intelectual do Ano; Publicação de suplemento cultural no Diário Oficial do Estado do Piauí; Criação da Comenda Poeta Da Costa e Silva; Publicação da Antologia escritores de Pedro II; Criação do Concurso de contos João Pinheiro.

Nenhum comentário: