sábado, 22 de outubro de 2016

Show Piau

Auditório Herbert Parentes Fortes

SHOW PIAU - Idealizado por Carlos Galvão, que estava de férias na cidade, e que contou com a participação do Gordinho e do Albert Piauhy, foi realizado um show no Bar do Perninha, uma bar de ocasião, numa espécie de garagem, na Rua Coelho de Resende, a uma quadra da Avenida Frei Serafim. Foram três apresentações, em três sábados. Casa cheia, sucesso total. O espaço ficou pequeno para tanta gente. O jovem Frederico Herman Maia, o nosso querido poeta Fred Maia, que estava presente, vendo aquela transação e sabedor da cena musical da cidade, especialmente da cena da famosa Rua São Pedro, por morar ali o lendário Geraldo Brito, e por ser vizinho, na Rua Quintinho Bocaiuva, de Albert Piauhy e de seus irmãos Francisco, Ezequiel e Mauro (falecido na flor da juventude), todos filhos de Mariza Nunes de Carvalho, chamou, depois, o fotógrafo e publicitário Jorge Antonio Castro Riso e o paisagista José Raimundo Machado, o Machadão ou Zé das Flores, e pediu que aquele show tivesse continuidade num lugar mais espaçoso e sugeriu o Auditório Herbert Parentes Fortes.
Em janeiro e fevereiro de 1975, no Auditório Herbert Parentes Fortes, ali em frente ao prédio do DER, na esquina das Avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim, foram realizadas novas edições do show, que virou movimento musical e marcou época no Estado, com o nome de Show Piau.
A primeira apresentação do Show Piau, no Auditório Herbert Parentes Fortes, foi feita por Amanda Cavalcanti. Nesta primeira apresentação, o artista gráfico e músico Assis Davis interpretou a música Clave de Sol. E os músicos e compositores e cantores Edvaldo NascimentoDurvalino CoutoFilho e Edino Neiva fizeram as primeiras apresentações da Green City Band (Banda da Cidade Verde). Durvalino Couto Filho já era também da turma do Gramma, com Edmar Oliveira, Paulo José Cunha, Pereira (Trevo Art) e outros. No primeiro número do Gramma, participação do poeta e jornalista Torquato Neto. O segundo e último número, saiu em homenagem a ele, suicidado em 10 de novembro de 1972.
Albert Piauí interpretou a música Moreno. E, apesar gaguejar um pouco, na hora tirou de letra, arrancando aplausos prolongados da platéia, atenta a tudo e a todos.
Depois da primeira apresentação feita por Amanda Cavalcanti, Deusdeth Nunes Dos Santos (Garrincha) passou a apresentar o Show Piau até o seu final.
o Show Piau contou com a participação de novos músicos, compositores, cantores de Teresina e cidades vizinhas, como Geraldo Brito, Cruz Neto, Ronaldo Bringel, Paulo BatistaMarcio Menezes BarrosLaureni Dantas,Laurenice França, Rosa Lobo, José Menezes de Morais, Márcio Thé e outros, que logo se consagrariam nas letras e nas artes do Estado e fora do Estado.
No Show Piau uma figura se destacou, o Pierre Baiano, também já falecido. Geraldo Brito há séculos escreve um livro sobre a história da música no Piauí. Por certo vai escrever sobre o Show Piau, dando mais detalhes, ele que tem uma memória de elefante e sabe como ninguém dos bastidores das coisas, além de redigir divinamente bem. Vamos aguardar. Com fé, esperança e amor.

Nenhum comentário: