sábado, 1 de outubro de 2016

Fani Loss


Fani Loss, nascida em Vitória (ES), formou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mas logo depois começou a cursar Artes Plásticas para seguir seu desejo de trabalhar com desenho. Desde criança era fascinada pelo mundo do cartum, aprendeu a ler com revistinhas da Luluzinha e Bolinha e os gibis da Patota e, sempre que podia, passava os olhos nas revistas de economia e política só para ver as charges e caricaturas. Na adolescência, durante os anos 80, foi influenciada pelos quadrinhos underground de humor. É cartunista, chargista, caricaturista, infografista e fanática por antiguidades do século XX, paixão que fez com que seu trabalho adquirisse uma aura retrô, com um mix de elementos de décadas variadas. Trabalhou inicialmente na empresa Ideia Gráfica Comunicação Visual, da qual foi sócia fundadora, como ilustradora e designer, desenvolvendo trabalhos como ilustrações para livros, cartilhas, revistas, e comunicação visual em geral. Mais tarde foi para o ‘Jornal A Tribuna’ (ES), onde trabalhou como infografista e chargista, de 2008 a 2013. Em maio de 2013 foi convidada para trabalhar no jornal ‘Brasil Econômico’ e ‘O Dia’, no Rio de Janeiro, permanecendo como funcionária da empresa até junho de 2016, além de atuar como chargista na revista ‘Congresso em Foco’. Em julho de 2016 passou a colaborar como freelancer para o jornal O Globo, desenvolvendo criativos infográficos.
Fani Loss participou da exposição ‘Ela por Elas – Leila Diniz nos traços das desenhistas brasileiras’, em 2013, ‘Ídolos da Bola – Craques do Lápis’, em 2014, e 'Elas por Elas, as atletas brasileiras por nossas artistas, em 2016, ambas na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói.
Fez a capa do livro Filosofia para o Enem, que editei do professor Jota, e ilustrou-o com a carica do filósofo Adam Smith, página 80.

Nenhum comentário: