terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Café Avenida

Prefeito Agenor Barbosa de Almeida

Outro lugar que me dava prazer em Teresina era o Café Avenida, localizado na Praça Rio Branco, ao lado da Igreja do Amparo, onde é o estacionamento hoje do Luxor Hotel. Lá pontificavam os políticos e os intelectuais mais destacados do Estado.

A história do Bar Avenida começa com o prefeito Agenor Barbosa de Almeida (31 de janeiro de 1955 a 31 de janeiro de 1959), desde criança muito amigo do senhor Azzar Salomão Chaib, que aqui chegou por volta de 1910. Grande comerciante, manteve sociedade por 20 anos com o sobrinho Elias João Tajra - vindo de Maaloula, Síria, em 1906, com 18 anos de idade - e Saba Moysés Said - cunhado de Elias João Tajra, na loja Bon Marché (Bom Mercado), na Rua Rui Barbosa, esquina da Rua Paussandu, onde ficava a sua residência. Era a penúltima casa antes de atingir a Rua Simplício Mendes. A loja trabalhava com o ramo de tecidos e fazia comercialização no varejo para clientes locais, e, no atacado, para revendedores do interior.
Azzar Salomão Chaib

Na Praça Rio Branco havia um terreno sem ocupação e o prefeito Agenor Barbosa de Almeida o ofereceu ao amigo Azzar Salomão Chaib para que ele construísse um restaurante que pudesse servir aos funcionários do Tribunal de Justiça do Estado, nesse tempo localizado onde hoje está instalado o Museu do Piauí (Casa de Odilon Nunes). Dava 10 (dez) anos de isenção. Aceita a proposta e o desafio, foi construído, de imediato, um quiosque de madeira, com um pavimento.

O Café Avenida começou funcionando com bilhar e outros jogos. Virou ponto de encontro bastante frequentado. Mas, passados os anos, quase já se vencendo o prazo da isenção, o senhor Azzar Salomão Chaib adoeceu e, sem condições mais de dirigir o estabelecimento, passou o ponto para um amigo dele da Síria, o senhor Abílio Sara, tomar de conta. Mas, seis meses depois, o senhor Abílio Sara disse que iria voltar para a Síria e que outra pessoa assumisse o seu lugar. Vendeu uma casa para o Dr. Jorge Chaib, filho de Azzar Salomão Chaib, e partiu para a sua terra. Ainda quis retornar a Teresina, mas a 2a Guerra Mundial não favoreceu o seu intento. No seu torrão natal veio a falecer. Então, José, filho do senhor Azzar Salomão Chaib, passou a gerenciar o Café Avenida, mas, como estava se preparando para cursar Engenharia, pediu substituição ao irmão Jorge Chaib.

Mas, Jorge Chaib vendo que não era o seu ramo, procurou, sem demora, o senhor Wilson Quitandinha, que tinha uma quitandinha nas proximidades do cabaré da Gerusa, na Rua Paissandu, e ofereceu o ponto para ele, que aceitou na hora. O senhor Wilson Quitandinha manteve o Café Avenida por um bom tempo.

O Dr. Leônidas de Castro Mello, em seu livro Trechos do Meu Caminho, lançado em 1976, pela Comepi, no tempo dirigida pelo jornalista Deoclécio Dantas (governo de Dirceu Arcoverde), discorre sobre a fofoca que o levou a desafiar a estrutura do Poder Judiciário.

Leiamos: “Nesse tempo havia em Teresina o Café Avenida, à Praça Rio Branco, que funcionava ao ar livre, em mesinhas postas sob sombrias árvores, em redor do pequeno edifício. Ali, diariamente, de 8 às 10 horas da manhã, se reuniam muitas pessoas de destaque social e político. Magistrados, médicos, advogados, deputados, professores, todos afluiam a participar do gostoso cafezinho mas também à procura de saber das novidades da cidade. De todas as praças era a mais frequentada, uma espécie de centro de informações sobre os assuntos e ocorrências. Simplício Mendes e Esmaragdo de Freitas tornaram-se frequentadores habituais do Café Avenida. Todas as manhãs lá estavam eles. À sua mesa outras pessoas se achegavam e o ataque ao Governo passou a ser-lhes assunto de preferência, prato de todos os dias. Analisavam os atos da Interventoria, acusavam o interventor, aconselhavam a insubordinação, sugeriam mandados de segurança. A campanha a cada dia se tornava mais aberta. Pregavam a demissão do interventor, que, diziam, queria imoralmente, perpetuar-se no Poder. Recorreram à imprensa. Os jornais oposicionistas (no Piauí nunca deixou de haver política e oposição ao Governo) frequentemente traziam editoriais contra o interventor sob a responsabilidade dos editores mas na realidade da autoria dos desembargadores. Eu de tudo sabia mas votava ao caso o mais absoluto silêncio. Certa manhã era grande a frequência no Café Avenida. A mesa dos desembargadores estava acrescida de uma outra que lhe fora justaposta. Ao todo cerca de oito pessoas nessa mesa palestravam com os dois magistrados, entre elas um fiscal de rendas federais, recém chegado à Teresina que trabalhava na Delegacia do Tesouro Nacional onde trabalhava também meu irmão Otávio Melo, seu colega, como ele fiscal federal. Otávio, nos seus dias de folga, também frequentava o Café Avenida e nessa manhã lá aparecera na companhia de um amigo. Otávio e o companheiro tomaram lugares em mesa que ficava muito distante da mesa dos desembargadores. O fiscal recém-chegado ao avistar Otávio, pede licença, levanta-se da mesa dos desembargadores e dirigiu-se à mesa onde estava o colega. Nesse momento o desembargador Esmaragdo toma-se de ira, levanta-se, dá, com força, um murro sobre a mesa e diz em voz alta, encolerizando-se: Retiro-me. Não posso ficar aqui a olhar pra esse homem (e apontou para Otávio). O desembargador Simplício Mendes minutos depois também retirou-se. Os presentes ficaram estarrecidos”.

A encrenca entre Leônidas Melo e os magistrados teve origem no fato de que, os dois, além do desembargador José de Arimateia Tito, opunham-se à indicação, feita pelo interventor, de seu irmão Eurípedes de Castro Melo para vaga deixada no Tribunal pela aposentadoria do magistrado Cristiano Castelo Branco. E assim, no dia 27 de novembro de 1939, estimulado pela fofoca aqui mencionada, o interventor baixou o decreto n° 214, que aposentou “no interesse do serviço público” os três desembargadores, nos resume a história Deoclécio Dantas.

Jesualdo Cavalcanti

Na parte de cima do Café Avenida funcionou a Câmara de Teresina. Ali ocorreu o episódio da cassação do vereador Jesualdo Cavalcanti, 24 anos de idade, do PTB, quando se encontrava preso, nas dependências do 250 BC, acusado de conspirar contra o Regime Militar (Golpe de 1964). Ofélio Leitão entrou com Mandado de Segurança contra a cassação do vereador Jesualdo Cavalcanti, que estava preso com outras pessoas consideradas subversivas, entre elas o seu filho Francisco Celso e Silva Leitão (Chichico). Não deu em nada. Eram anos de chumbo. Tempo de Murici, como costumava dizer meu pai em seus comentários. Cada um cuidava de si. Assim, no dia 11 de abril, o vereador Jesualdo Cavalcanti teve o mandato cassado pela Câmara de Teresina.

O professor Wall Ferraz era presidente da Câmara de Teresina, na condição de vice-prefeito, na gestão de Hugo Bastos (31 de janeiro de 1963 a 31 de janeiro de 1967). Como presidente daquele Poder, não precisava votar e não votou. O vereador Paulo Rubens de Sousa Fontenele, do PTB, se absteve de votar.

Os vereadores que votaram a favor da cassação foram: José da Costa e Silva (10 secretário), Álvaro Lebre (20 secretário), Raimundo Vieira e Silva (Touranga), Otávio Joaquim Braga (este trabalhou na Botica do Povo, de vovó Lili Lopes. Era pai da médica Maria José Caribé, casada com meu primo professor e escritor Antônio Júlio Lopes Caribe), Joel da Cunha Mendes, João Rodrigues de Azevedo Filho, Abizail Leôncio de Sousa e Álvaro Monteiro. Triste momento da Câmara de Teresina.

Anos mais tarde, com a lei que beneficiava os perseguidos políticos, Jesualdo Cavalcanti requereu indenização. Conseguiu. Todo o dinheiro recebido ele doou para a construção ou reforma de uma igreja em sua terra natal, Corrente, que está sendo administrada por ele agora, depois de ter sido deputado estadual (foi presidente da Assembleia Legislativa), deputado federal, secretário da Cultura, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (foi presidente). Autor de vários livros, é um dos maiores pesquisadores da nossa história nos dias de hoje.

Do livro Genu Moraes - a mulher e o Tempo.

Nenhum comentário: