sexta-feira, 29 de junho de 2012

Casarão de Eurípides de Aguiar será demolido

Fachada do Casarão Eurípides de Aguiar.


Após 20 anos relacionada como integrante do patrimônio histórico cultural de Teresina, a casa do governador Eurípides Aguiar, construída em 1920, pelo engenheiro Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves, deixou de ser atrelada ao patrimônio pela Prefeitura de Teresina, que agora quer cobrar IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

A filha de Eurípedes Aguiar e responsável, para que a residência do ex- governador do Piauí fosse mantida com as características arquitetônicas originais, a jornalista Genu Moraes, desistiu da luta e da resistência cultural e vai determinar a demolição do imóvel para a construção de um edifício de 10 pavimentos.

A casa, construída em 1920 com o dinheiro que Eurípides Aguiar recebeu dos amigos após sair do governo (1916 a 1920), fica na Avenida Antonino Freire, próximo do Palácio do Karnak.


Genu Moraes preserva a casa de seu pai com a mesma decoração e com os móveis comprados no Rio de Janeiro e trazidos para Teresina de navio, exatamente como eram nas décadas de 20.

Nas paredes da casa ficam as fotográficas de Eurípides Aguiar e de sua família. Camas, imagens sacras, cômodas e peças de porcelana e utensílios domésticos, estão guardadas como se fosse um museu.

Genu Moraes desistiu de preservar a importante memória de Teresina e do Piauí, porque recebeu um oficio do chefe da divisão de cobrança do IPTU da secretaria municipal de finanças, Antonino Santana Barbosa Filho, informando que a casa de Eurípides Aguiar não atende aos requisitos legais estabelecidos pela lei e pela Gerente do Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, arquiteta Lucili Vidinha, que assinou o parecer.

“Há 20 anos nos somos isentos de pagar o IPTU por causa do valor do Casarão de Eurípides de Aguiar para o patrimônio histórico cultural de Teresina. Todos os anos a gente solicita a isenção e normalmente a isenção é renovada, mas neste ano isso não ocorreu porque uma arquiteta chamada Lucili Vidinha, olha o nome, deu um parecer sem ao menos visitar o Casarão de Eurípides de Aguiar”, disse Genu Moraes.

Genu Moraes diz que os R$ 3.000,00 que vai pagar de IPTU não é o valor do gasto para tirar as goteiras.

“Já que a casa de Eurípides Aguiar não é mais relacionada com o patrimônio histórico cultural de Teresina, posso demolir e construir um prédio de 10 andares. Economicamente, isso é melhor para mim, mas é um prejuízo para a sociedade, principalmente para os historiadores, os pesquisadores da nossa história, que perdem uma referência importante de sua história e de sua cultura, como está acontecendo todos os dias com a demolição de casas do patrimônio histórico, para a abertura de estacionamentos” declarou Genu Moraes, muito contrariada.

Primeiramente, Genu Moraes irá mandar pintar a fachada do Casarão de Eurípides de Aguiar de preto. Depois de 30 dias, dará uma festa de despedida do Casarão, seguindo para exílio no Rio de Janeiro, onde tem apartamento e reside a sua filha Lydia Aguiar, dona de uma galeria de arte de renome internacional.

Um comentário:

nenemritinha disse...

Estou pasma! Nem consigo acreditar! Coisas do Piauí! Que 2012, Deus meu!!!!!!!!!!
Genu representa a mulher piauiense! Genu é patrimônio piauiense!