terça-feira, 17 de abril de 2012

Zémarx pode ser condenado

Zémarx, nem ai, é todo sorriso.

Juarez Oliveira
Fotos: Dantércio Cardoso

O compositor José Marques de Sousa Filho (Zemarx), que no dia 16 de fevereiro deste ano publicou em sua página pessoal no Facebook uma marchinha de carnaval intitulada “Marchinha da Fernanda Lages”, não compareceu à audiência de conciliação que foi solicitada pela família da jovem, que entrou com pedido de indenização por danos morais e danos à imagem por conta da composição. Fernanda Lages foi encontrada morta em agosto do ano passado, na obra do prédio do Ministério Público Federal, na Avenida João XXIII.

De acordo com o advogado da família da jovem, Lucas Villa, foi ajuizada uma ação de indenização por danos morais e à imagem, por conta da marchinha de “mau gosto” que foi publicada e veiculada na internet pelo compositor José Marques. “Além da indenização estamos também com o pedido de tutela inibitória, no sentido de proibir o senhor José Marques de continuar veiculando ou de gravar essa marchinha em qualquer tipo de mídia, ou até mesmo de executar essa composição em forma de música em qualquer tipo de evento”, informou o advogado.

Para Cassandra Lages, tia e madrinha de Fernanda Lages, a opção por entrar com uma ação contra o compositor foi unânime em toda a família. “Optamos por entrar com ação, porque essa é uma situação que não é boa. Foi um desrespeito contra uma pessoa que está morta, mas não é só por ela, poderia ser quem fosse, morto nenhum merece ser desrespeitado dessa forma”, explicou. Cassandra ainda complementa informando que essa é uma situação muito triste para a família. “Eu acho que qualquer pessoa que tiver um ente querido morto, mesmo que não tenha morrido nas circunstâncias que a Fernanda morreu, aí vem uma pessoa e faz uma brincadeira dessas, de extremo mau gosto, acho que ninguém ia gostar”, completa.

Como o compositor Zemarx não compareceu à audiência, o advogado Lucas Villa, informou que será decretada a revelia. “Os efeitos da revelia são que sejam tomados como verdadeiros todos os fatos argumentados pela parte e consequentemente, o que é provável que aconteça é o deferimento dos pedidos realizados, então ele provavelmente deverá ser condenado a uma indenização”, revela. 

Ainda de acordo com o advogado, a preocupação da família não é de caráter material. “Eles não estão preocupados em ser indenizados com somas vultosas, eles só querem uma resposta ao sofrimento moral que eles tiveram e querem que essa indenização tenha um caráter pedagógico, pra fazer com que o senhor José Marques não volte a cometer esse tipo de conduta, seja com a Fernanda, seja com outra pessoas”, acrescenta.

Nenhum comentário: