terça-feira, 17 de abril de 2012

Dilson Lages disputa cadeira na APL

(Dílson Lages em sessão de autógrafo de sua última obra)

O editor de Entretextos, Dílson Lages Monteiro, é um dos cinco inscritos para a cadeira 15 da Academia Piauiense de Letras, vaga com o falecimento do professor Benjamin do Rego Monteiro Neto. A eleição será reailzada no dia 12 de maio.A cadeira 15 possui como patrono o Cônego da Sé, em Salvador, Antônio Borges Leal Castello Branco e foi ocupada anteriormente pelo poeta Nogueira Tapety, pelo desembargador Cristino Castello Branco, pelo jornalista e escritor Carlos Castello Branco e, por último, pelo professor Benjamin do Rêgo Neto.

Trinta e oito membros do sodalício estão aptos a votar:Afonso Ligório Pires de Carvalho,ALCENOR Rodrigues CANDEIRA FILHO, ALTEVIR Soares de ALENCAR, ÁLVARO dos Santos PACHECO, Antônio FONSECA dos Santos NETO, CELSO BARROS Coelho, DAGOBERTO Ferreira de CARVALHO JÚNIOR, EUSTÁCHIO PORTELLA Nunes Filho, FIDES ANGÉLICA de Castro Veloso Mendes Ommati, Francisco de ASSIS Almeida BRASIL, Francisco HARDI FILHO, FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, HEITOR CASTELO BRANCO Filho, HERCULANO MORAES da Silva Filho, HUGO NAPOLEÃO do Rego Neto, HUMBERTO Soares GUIMARÃES, JESUALDO CAVALCANTI Barros, João Paulo dos REIS VELLOSO, JÔNATHAS de Barros NUNES, José ELMAR de Melo CARVALHO, José RIBAMAR GARCIA, JÚLIO ROMÃO DA SILVA, MAGNO PIRES Alves Filho, MANFREDI Mendes de CERQUEIRA, Manoel PAULO NUNES, Maria NERINA Pessoa CASTELO BRANCO, NELSON NERY Costa, NILDOMAR da Silveira SOARES, O G . REGO DE CARVALHO, OTON Mário José LUSTOSA Torres, PAULO de Tarso Mello e FREITAS, PEDRO DA SILVA RIBEIRO, RAIMUNDO JOSÉ Airemoraes Soares, Raimundo Nonato MONTEIRO DE SANTANA, REGINALDO MIRANDA da Silva, TERESINHA de Jesus Mesquita QUEIROZ, WILSON Carvalho GONÇALVES e ZÓZIMO TAVARES Mendes.

Conheça um pouco da história do professor, poeta, ficcionista, editor e produtor cultural Dílson Lages Monteiro, autor de 10 obras publicadas.

O PROFESSOR – Licenciado em Letras pela Universidade estadual do Piauí (1994), com especialização em Língua Portuguesa (PUC-SP) e em Revisão de Textos (PUC-MG), em fase de conclusão; exerce o magistério no Ensino Médio desde 1992. Atua como professor de Leitura e produção de textos na rede particular de ensino desde os 16 anos. Em sua trajetória no magistério, foi professor da Escola Dom Bosco (1994), do Instituto Dom Barreto (de 1995 a 2003 e de 2007 a 2011) e do Educandário Santa Maria Goretti (de 1997 a 2002). Exerceu também o magistério superior, atuando na Faculdade de Ensino Superior do Piauí. Criou em 2002, em Teresina, o Laboratório de Redação Prof. Dílson Lages, onde orienta, até os dias atuais, dezenas de jovens que buscam aprimorar a competência linguística.

O ESCRITOR – Dílson Lages é autor das seguintes obras:

a) Mais Hum (poemas – 1995)

b) Cabeceiras – a marcha das mudanças (estudo historiográfico – 1995) 

c) Colmeia de concreto (poemas – 1997)

d) Os olhos do silêncio (poemas – 1999)

e) A metáfora em textos argumentativos (ensaio – 2001 e 2003) - duas edições

f) O sabor dos sentidos (poemas – 2001)

g) Entretextos (artigos e entrevistas – 2007)

h)Texto argumentativo – teoria e prática (didático – 2007 e 2009) – três edições, adotado em diversas escolas como livro-base para alunos de terceiro ano do Ensino Médio.

i) Adiante dos olhos suspensos (poemas – 2009)

j) O morro da casa-grande (romance – 2011 e 2012) – duas edições. Obra adotada como leitura obrigatória em várias escolas, inclusive fora do Piauí. 

Possui inéditas as seguintes obras:

Infantis – O rato da roupa de ouro (edição a ser publicada no segundo semestre de 2012); A formiguinha espiã; A ovelha que voava; Bem-te-vi, Bem-te-vi e O gato da pele de gente.

Infanto-juvenil – O menino da alma de pássaro (em fase de reescrituras)

Novela – Capoeira de Espinhos (edição a ser publicada no segundo semestre de 2012).

Didáticos – Roteiro de Redação para o ENEM (edição a sair no segundo semestre de 2012), Como ligar as partes do texto e Como ensinar poesia – da teoria à pratica

Atualmente, realiza pesquisas sobre linguística textual e sobre a história de sua cidade natal, Barras-PI .

O EDITOR – em parceria com o livreiro Leonardo Dias, Dílson Lages editou as seguintes obras:

Gavião Vaqueiro – o bom ladrão da floresta, de Assis Brasil – duas edições

Nemo, o peixinho filósofo, de Assis Brasil

Um poeta chamado grilo, de Assis Brasil

O menino que vendeu sua imagem, de Assis Brasil

Gavião vaqueiro – casamento Kamayurá, de Assis Brasil

Janelas bíblicas para a eternidade, de Dom Ramon Lopez

O morro da casa-grande, de Dílson Lages Monteiro – duas edições

Parangolé, de Adrião Neto

Onde humano, de Luiz Filho de Oliveira

Ecos do meu caminho, de José Lobão

Cambacica, de Halan Silva

Como editor, trabalha atualmente na reedição, para 2012, de A harpa do caçador, de Teodoro Castello Branco, de Os nadinhas, de Assis Brasil, e na edição de Cinturão de fogo, de Toni Rodrigues.

O PRODUTOR CULTURAL – Dílson Lages criou, em 2004, o Portal Entretextos. Com média de 35.000 acessos mensais, medidos pelo Google Analytcs, hoje, é site de referência nacional na divulgação da literatura brasileira. Colaboram permanentemente com o projeto autores de diversos estados e escritores portugueses. Ministrou ao longo da última década várias oficinas literárias e minicursos sobre poesia e sobre a construção do sentido do texto. Assinou em parceria, no Jornal Diário do Povo, de Teresina, de 2002 a 2003, a coluna literária O sabor das Palavras. É membro da Academia de Letras do Vale do Longá, da Academia da Região de Sete Cidades e da Associação dos Escritores do Amazonas.

Nenhum comentário: