quinta-feira, 12 de abril de 2012

Concursados da Uespi pressionam governador

Governador acuado no Aeroporto de Teresina.

Astrid Lages

O governador teve que se esforçar muito para conceder entrevista à imprensa durante seu desembarque no Aeroporto Petrônio Portela, na tarde desta quinta (12). Sob muitos gritos de guerra e palavras de ordem, os manifestantes tentaram chamar a atenção do gestor para a contratação de professores aprovados no último concurso público para professor da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Visivelmente contrariado, Martins tentou conversar com o grupo. O clima foi tenso por conta da agressividade de alguns manifestantes, no entanto, o governador ainda os parabenizou pela manifestação
Wilson Martins atribuiu a demora da contratação do pessoal ao Reitor da UESPI, Carlos Alberto Pereira. Segundo ele, a Instituição tem autonomia administrativa para realizar o processo de nomeação. “O governo fez a sua parte. Vocês devem procurar o reitor da UESPI”, disse. 


Os manifestantes, entre estudantes e professores, liderados por membros da Associação dos Docentes – ADECESP alegaram que Carlos Alberto já foi procurado pelo grupo e teria dito que “já havia feito tudo o que devia e faltava apenas a assinatura do governador”. 

Garantia - O professor, Douglas Morais, que passou para dar aula no curso de administração, declarou que as aulas na UESPI começaram dia 15 de março e muitas disciplinas estão sem docentes.

A presidente do sindicato dos professores da UESPI, professora Lina Santana, disse que a universidade tem 1.340 professores e 700 deles são substitutos. “Estamos em um momento de luta, porém, neste momento queremos priorizar as manifestações pela contratação imediata desses professores que foram aprovados em janeiro”, alegou. 

O governador Wilson Martins garantiu aos manifestantes que fará as nomeações.

Nenhum comentário: