quinta-feira, 8 de março de 2012

Carla Ramos, pianista maior do Piauí

Carla Ramos e seu inseparável piano.

"O meu piano é amor puro". É assim que a pianista Carla Ramos define o seu trabalho, que já realiza há 30 anos. Para enfatizar essa declaração, ela montou o show "Romantic Piano-Canções de amor". E é o amor que ela quer tocar no coração de quem for assistir à sua apresentação. O repertório apresenta todos os ritmos de música, num trabalho de pesquisa musical. Atualmente, Carla Ramos faz piano bar todas às sextas-feiras em um hotel cinco estrelas da cidade. "Mostro inclusive músicas brasileiras consideradas como bregas, onde eu faço arranjos lindíssimos, como nas canções Aguenta coração, de José Augusto e Giramundo, de Fábio Júnior".

"Esse show é na realidade um duo, piano e bateria. É uma parceria de duas décadas que tenho com o Carlinhos. É um trabalho especial porque a gente mostra o piano em toda a sua extensão, onde a música é o principal elemento e outra coisa, a minha parceria com a bateria é uma parceria perfeita, ele (Carlinhos) já conhece até um gesto meu de tanto tempo que a gente toca. Estamos afinados, sincronizados e sintonizados e eu chamo de romantic, porque toco qualquer música com extrema sensibilidade, você sente a paixão, o romantismo, quando me vê tocar", ressalta Carla Ramos.

Carla Ramos começou a estudar piano muito cedo. Assim como os irmãos Garibaldi e Ramsés Ramos. Aos 14 anos, já era professora.

"Como eu sou uma pessoa que tem uma formação erudita de piano, que sempre gostou muito de clássicos como Chopin, Schubert, eu desenvolvi o piano com a bateria como se fosse uma percussão, para que eu pudesse fazer um trabalho de valorização da mão esquerda. Na verdade, eu valorizo tanto a mão direita quanto a mão esquerda. É por isso, que eu dispenso o contrabaixo. Eu uso tanto a mão esquerda que é como se fosse um contra melodia de tanta nota que eu uso. Ninguém trabalha a mão esquerda como eu. É como se eu trabalhasse só os bordões do violão. A bateria só entra como pano de fundo. O piano valoriza tanto a melodia, quanto harmonia", explica a pianista.

No piano, Carla Ramos mostra versatilidade e criatividade de uma grande instrumentista. No show, há espaços para xote, choro, baião, samba, bossa nova, clássicos do jaz, pop, música internacional, música popular brasileira, baladas e boleros. Fazem participação especial, o irmão pianista Garibaldi Ramos e a cantora Ana Miranda (também poeta e contadora de história).

Nenhum comentário: