terça-feira, 13 de março de 2012

Batalha do Jenipapo, em Campo Maior.

Encenação da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior.

No 189º aniversário de ocorrência da Batalha do Jenipapo, o Governo do Estado homenageará personalidades que contribuíram com a História do Piauí, oferecendo a eles a Comenda do Mérito Renascença. Esta, por sua vez, é atribuída aos cidadãos que trabalham em busca da igualdade social, bem como aquelas que trabalham para o desenvolvimento do país e do Piauí. Dentre os homenageados estão o diretor do Banco Mundial Makhtar Diop, o procurador federal do Trabalho Luzardo Soares, o compositor e intérprete José Quaresma, além do design gráfico Tupy Neto.

Além da entrega da comenda, a Batalha do Jenipapo será relembrada e resgatada nesta terça-feira (13), em Campo Maior, através da realização de solenidades que contarão com a presença do governador Wilson Martins, bem como de convidados. Na programação consta a realização de uma missa em ação de graças na Catedral de Santo Antônio, culto na Primeira Igreja Batista de Campo Maior e a solenidade cívico-militar em comemoração aos 189 anos da Batalha, no Monumento Heróis do Jenipapo.

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Ressalta-se que os brasileiros lutaram com instrumentos simples. Contudo, ficou marcada como uma das mais marcantes e sangrentas batalhas travadas na guerra da Independência do Brasil.

Programação

12h - Missa em Ação de Graças. Local: Catedral de Santo Antônio

14h - Culto em Ação de Graças. Local: Primeira Igreja Batista de Campo Maior. Endereço: Rua Siqueira Campos, 489 - Centro

16h - Solenidade Cívico-Militar em Comemoração aos 189 anos da Batalha do Jenipapo. Local: Monumento Heróis do Jenipapo

- Entrega da Medalha Heróis do Jenipapo

- Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

- Desfile Militar

- Apresentação da peça teatral A Batalha do Jenipapo

Fonte: CCOM

Nenhum comentário: