domingo, 12 de fevereiro de 2012

L. M. Ribeiro Gonçalves, desenhador do Piauí

L. M. Ribeiro Gonçalves.


O engenheiro civil Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves (1895-1984) foi um estudioso de questões que envolviam o planejamento urbano e regional, sendo projetista e construtor de estradas, pontes, sistemas de abastecimento de água, edifícios e praças em diversas regiões do Piauí. 

Clube dos Diários.

 É autor do projeto arquitetônico de significativos edifícios de Teresina, dentre eles o Clube dos Diários, a Escola Normal e a feição neoclássica do Palácio de Karnak. O Clube dos Diários (inaugurado em 1922) é um edifício com características ecléticas que evidenciam detalhes do neoclássico – colunas coríntias, frontão decorado e simetria da fachada – e hoje funciona como centro cultural. A Escola Normal (1919-1924), localizada na Praça Deodoro e tombada pelo Estado em 1992, é considerada uma das melhores expressões do neoclássico que se estabeleceu em Teresina. Foi adaptada para funcionar a Prefeitura Municipal de Teresina, perdendo a caracterização interna. 

Palácio de Karnak.

O Palácio de Karnak, sede do Governo Estadual, funcionou originalmente como escola de grau médio (1880) até o final do século XIX, pertencendo, durante esse período, a Gabriel Ferreira (1848-1905), primeiro governador constitucional do Piauí. A propriedade passou posteriormente, como moradia, ao barão Mariano Gil Castelo Branco (1848-1935),que, por sua vez, vendeu ao Governo do Estado, na gestão de João Luis Ferreira (1881-1927), filho de Gabriel Ferreira. A transição comercial, no entanto, só se concretizou (em 1926) no governo seguinte, de Matias Olímpio, quando o edifício passou a ser a sede do executivo piauiense. A tarefa de transformar uma residência particular em sede de Governo coube, então, a L. M. Ribeiro Gonçalves.


Escola Normal / Prefeitura de Teresina.

“Uma das mais pujantes afirmações intelectuais do Piauí em todos os tempos” (no dizer de A.Tito Filho, outro intelectual piauiense), Ribeiro Gonçalves dignificou a profissão de engenheiro civil, revelando extraordinária capacidade profissional em projetos de várias naturezas. Foi, também, duas vezes senador da República pelo seu Estado. Enfim, um homem de privilegiada inteligência e grande capacidade intelectual, qualidades colocadas a serviço dos seus conterrâneos e do País.

Conheça o livro Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves - Cartas a A. Tito Filho. Organização e introdução: Kenard Kruel. Teresina, editora Zodíaco, 2010.

*

Antônio Rocha Jr. - Arquiteto, professor das disciplinas Desenho Geométrico, Perspectiva e Projeto Arquitetônico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza-Unifor. Membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará. Ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Ceará (IAB-CE).

Nenhum comentário: