quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Torquato Neto na imprensa piauiense

Foto inédita de Torquato Neto
(Acervo da Rádio Pioneira de Teresina).

Torquato Neto marcou presença na página Comunicação, do jornal Opinião, no jornal Gramma e no suplemento Hora Fatal, do jornal A Hora, além de ter trabalhado na Rádio Pioneira de Teresina e na Rádio Clube de Teresina. Era filiado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Piauí. De acordo com a página 17 do livro de filiação, seu registro no Sindicato é o de número 165, assinado pelo presidente João Rodrigues de Azevêdo Filho. Data de Nascimento: 9 de novembro de 1944. Ele tinha 20 anos de idade na época. Era solteiro. Carteira Profissional n. 60.515, Série 48a. Empresa: Rádio Pioneira de Teresina. Função: Repórter. Número da Previdência: 23.847. Registro no Ministério do Trabalho Indústria e Comércio n. 73. Residência: Rua Coelho de Resende, 249 - Sul, Teresina. 

Registro de Torquato Neto na Rádio Pioneira de Teresina.

Na Rádio Pioneira de Teresina, o canal de entrada de Torquato Neto foi o tio Francisco das Chagas Mendes (casado com Marlene Mendes), diretor geral da emissora e pessoa da máxima confiança de Dom Avelar Brandão Vilela. Data de admissão: 10 de julho de 1963. Registro de empregado: n0 36. Matrícula: 2675. Função: Repórter. Salário: CR$ 9.000,00.

Na Rádio Clube de Teresina, Torquato Neto, segundo o historiador Osvaldo Lemos, ex-integrante do Departamento de Jornalismo da emissora, apresentou, durante um certo tempo, o programa Roda de Samba. O que é confirmado por Djalina Elístia, na época discotecária e uma das principais auxiliadoras do poeta.
Arnaldo Albuquerque (foto) recorda que Tereza Fonseca, “a Terezona, que morreu de pressão alta, fazia o programa com Torquato Neto.” “Fui na Rádio Clube de Teresina resgatar alguma coisa, mas não existe nada arquivado lá, mas é possível levantar isso através de depoimentos de pessoas que trabalhavam lá, na época. E urgente, antes que estas pessoas desapareçam também”, alerta Paulo José Cunha.

Dona Salomé Nunes (foto), mãe de Torquato Neto, trabalhou como secretária de Dr. Valter Alencar na Rádio Clube de Teresina, inaugurada, a 21 de janeiro de 1960, pelo grupo político do governador Chagas Rodrigues (31 de janeiro de 1959 a 6 de julho de 1962). Dr. Valter Alencar, que era secretário da Justiça e Segurança Pública de Chagas Rodrigues, exonerado por este, por desavença política com o deputado Paulo Ferraz, que ocupava a secretária da Educação e Saúde, também exonerado, como prêmio de consolação vai gerenciar a emissora, logo se tornando sócio minoritário, depois majoritário. Nessa condição, inaugura, no dia 3 de dezembro de 1972 (aniversário de Maria do Amparo Ferreira Alencar, sua esposa) a TV Rádio Clube de Teresina, com o slogan: “A força de um ideal”.

“O fato de dona Salomé Nunes ter sido secretária de Dr. Valter Alencar, pesou na presença de Torquato Neto na emissora. Dr. Heli Nunes era quem ia deixar e buscar Torquato Neto. Era bonito ver o relacionamento, a cumplicidade, o amor do dois”, lembra Osvaldo Lemos.

PS.: Capítulo do livro Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida, já na terceira edição.

Nenhum comentário: