quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Francisco de Assis Carvalho Costa Andrade

Francisco de Assis Carvalho Costa Andrade, residente em Palmas (Tocantins) há mais de 11 anos, estará expondo, dia 18, terça-feira, a partir 9 horas da manhã, suas pinturas na Biblioteca Deputado Costa Andrade, no prédio da  Assembleia Legislativa do Piauí.
Por intermédio de uma sobrinha que mora em Lima (Peru), Francisco de Assis Carvalho Costa Andrade tomou contato com a pintura Cusquenha, originária de Cusco (Peru), que tem por característica principal as particularidades das Molduradas entalhadas em madeira, com encrustações de espelhos, e finalizadas com folheação com folhas de ouro. Há muito se dedicando em pesquisar e criar obras neste estilo, tem feito mostras nas principais capitais do país.
Filho de José Severiano da Costa Andrade, que incentivou os filhos a amar as letras e as artes, Francisco de Assis Carvalho Costa Andrade disse que escolheu realizar sua exposição na Biblioteca Deputado Costa Andrade porque ele foi um dos políticos mais atuantes na defesa da cultura no Piauí. Costa Andrade foi um dos primeiros prefeitos no Piauí a estimular a implantação do ensino na zona rural.
“Meu pai nasceu em 1906 em Simplício Mendes, onde iniciou sua carreira política, tendo sido prefeito na década de 30. Em seguida, ele foi eleito deputado estadual. Meu pai amava o seu Estado e era um defensor do Piauí, além de ter valorizado as artes e a cultura, como escritor e poeta”.
De acordo com Francisco de Assis Carvalho Costa Andrade, o pai teve de deixar o Piauí por problemas de saúde e fixou residência em Brasília, “onde ele continuou a amar o seu Estado e a trabalhar em prol da coletividade, servindo às artes e a cultura”.
Francisco de Assis Carvalho Costa Andrade revelou que, como prefeito de Simplício Mendes, Costa Andrade foi pioneiro na instalação de escolas na zona rural, beneficiando centenas de estudantes.
Francisco de Assis Carvalho Costa Andrade ainda hoje agradece, em nome da família, ao povo do Piauí e ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), a homenagem prestada ao seu pai. “Uma biblioteca é um lugar de cultura e meu pai era homem  de cultura, tanto que se tornou amigo de Jorge Amado, na Bahia, sendo personagem desse consagrado escritor e, mais do que isso, merecendo a dedicação de um de seus livros, uma honra muito grande para todos nós.”

Nenhum comentário: