sábado, 3 de setembro de 2011

Eurípides de Aguiar – Escritos Insurgentes

Genu Moraes fala sobre o livro e o pai na EMEA.

O lançamento sexta-feira, dia 12 do mês passado (agosto), às 10 horas (da manhã), na Escola Municipal Eurípides de Aguiar, do livro Eurípides de Aguiar – Escritos Insurgentes, contendo artigos do ex-prefeito de Floriano, ex-deputado estadual, ex-governador, ex-deputado federal e ex-senador Eurípides de Aguiar, líder inconteste da UDN contra a ditadura Vargas e seus interventores federais no Piauí, com anotações de Kenard Kruel e Genu Moraes, autora também da apresentação, e posfácio de Liline Aguiar, foi o maior sucesso. A quadra de esporte da escola estava lotada de alunos, de professores, funcionários e convidados. O próximo passo agora é a nossa presença no Salão do Livro de Parnaíba, de 1 a 4 do próximo mês. Fiquem de tocaia.
A obra sobre Eurípides de Aguiar está organizada em três volumes. O primeiro: Eurípides de Aguiar - A trajetória de um líder é um ensaio biográfico da sua pessoa. O segundo: Eurípides de Aguiar - Documentos reúne quatro mensagens de governo, a tese de seu doutorado "Queimados" e a defesa da acusação de mandante do assassinato do juiz federal Lucrécio Dantas Avelino, além de depoimentos e cartas de amigos. Estes dois primeiros serão lançados até o final do ano. O terceiro e último volume, que foi lançado em primeiro lugar: Eurípides de Aguiar - Escritos Insurgentes é uma obra polêmica, onde são retratados artigos escritos por Eurípides de Aguiar no jornal "O Piauí", nos quais combatia a ditadura Vargas e os interventores federais nomeados por ele no Piauí.
Eurípides Clementino de Aguiar nasceu no antigo município de São José dos Matões, em 19 de janeiro de 1980, exatamente na casa onde funciona hoje a Secretaria de Planejamento e Finanças, em frente à praça central José Sarney. Eurípides de Aguiar atuou como jornalista, médico e político no vizinho Estado do Piauí. Foi prefeito de Floriano (PI) de 1913 a 1915; deputado estadual de 1915 a 1916; governador do Estado de 1916 a 1920; deputado federal de 1921 a 1924; senador da República de 1924 a 1930, quando foi cassado pelo golpe de Getúlio Vargas e retornou a Teresina para intensificar campanha contra o ditador e os interventores federais que ele nomeava para o Piauí.
Mais informações:

Nenhum comentário: