segunda-feira, 27 de junho de 2011

Em defesa da Fonte do Morro do Querosene

O Morro do Querosene possui uma área de quase 40.000 m² com resquícios de Mata Atlântica abandonada e 3 nascentes, uma delas a Fonte que jorra água pura e mineral que escorre para o bueiro. A comunidade do Morro do Querosene e Butantã há 10 anos se mobilizam para preservar este espaço conhecido pelos moradores como Chácara da Fonte. Hoje, a velha Rua da Fonte está interditada por um muro que nos impede de chegar à Fonte. (Aliás, a Prefeitura de Teresina criou vários muros de berlins na cidade, parecendo coisa de bazistas mesmo e fica por isso, sem direito a protestos e prisões como nos tempos de antigamente...) Contudo, sempre tem um contudo, de quando em quando a moçada quebra o silêncio dos quartéis civis e faz seu churrasquinho em local "proibido", como na foto arriba, de autoria desconhecida para não entregar o ouro de moscou aos bandidos americanóides.

Esta área também guarda uma interessante história: aqui se encontravam vários caminhos que constituíam a lendária trilha indígena do Peabiru (olha, ai, Claudete Dias, fonte para novas pesquisas sobre os nossos índios), mais tarde utilizada pelos bandeirantes, jesuítas e tropeiros. A efervescência cultural do Morro do Querosene deve vir desta época, quando aqueles que utilizavam esses caminhos paravam na Bica e na Fonte para descansar, matar a sede e realizar suas cantorias e danças.

Hoje, com tantas atividades culturais e artísticas, não há no Morro um espaço adequado para nossas manifestações. A Chácara da Fonte tem a vocação de Parque Cultural e Ambiental necessário à nossa cidade. Quem diz isso é Edson Lima (3739 0208 / 9586 5577), que, impacientemente, espera sua manifestação em defesa da Fonte do Morro do Querosene. Quem se habilita? Cartas para a Kenard Kaverna. Urgentemente, que o tempo ruge e eu só quero saber do que pode dar certo...

Nenhum comentário: