quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Petrônio Portella

Fui à secretaria do Colégio Diocesano, tradicional, fundado em 1906 pelo primeiro bispo do Piauí, dom Joaquim Antônio de Almeida. Para combater os anticlericais. Os pensadores livres. O ensino laico. A senhora que me atendeu, com cara de poucos amigos, parecendo servidora pública, dessa de mais de 25 anos de prestação de favor (e olhe lá!), disse, assim, entredentes: "Diga." Antes, eu havia dado boa tarde. "Sou jornalista, escritor, professor, estou escrevendo livro sobre o governador Chagas Rodrigues e, nele, tem capítulo com Petrônio Portella. Como ele estudou aqui, gostaria de ter acesso à pasta dele." "Você é pai dele?" "Não". "Que série ele faz?" "Senhora, ele estudou aqui. Não estuda mais." "Bem, eu preciso de uma autorização dele." "Senhora, ele faleceu." "Quem é esse homem?" "Senhora, muito obrigado pelo atendimento. Volto, amanhã, pela manhã, apostando que terei mais sorte em minha pesquisa. Até mais ver!" E o professor Emerson Araújo ainda quer que eu sai das mangueiras de Altos para ter que aguentar coisas desse tipo em Teresíndia... Por Júpiter! professor Aiton Sampaio!

3 comentários:

EMERSON ARAÚJO disse...

O problema Kenard Kruel é que nós cansamos com tanta mediocridade neste Piauí. E olha a gente pensava que colocando o PT no poder iria melhorar isso e demos com todos os burros n´água.

Airton Sampaio disse...

Isso é o sempre velhoe e imutável Piauí, Terra Querida!

Sandra Farias disse...

Fui aluna do comentarista desta postagem : Emerson Araújo; e, por suas palavras, fico a refletir : Eu, nascida em Abril de 1974, busquei meu direito à voto em 1990, com então 16 anos. Meus votos à presidente sempre foram para o candidato petista até finalmente ele ser de fato eleito. Por uma simples razão, eu queria mudança. Mudar os corruptos que até ali se mantiveram no poder. E, vi, enfim, o PT cometer os mesmos abusos. Então por fim minha reflexão - Será que vale à pena ouvir, debater, discutir tanto como eu o fiz para chegar ao mesmo denominador comum ?