segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cartas para A. Tito Filho

Fotos lançamentos livro em Amarante.
Fotógrafo Denison Duarte.

Kenard Kruel

Presidente do Sindicato dos Escritores
Presidente da Associação Piauiense Imprensa

Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves, um dos mais notáveis intelectuais piauienses, teria completado 116 anos ontem, dia 7, posto que nascido em Amarante, a 7 de fevereiro de 1895. Para marcar a data, fizemos, em sua cidade natal, na manhã de domingo, 6, e faremos hoje, às 19 horas, no auditório do CREA- PI, o lançamento do livro Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves – Cartas a A. Tito Filho, organizado e apresentado por mim, numa edição da Zodíaco, com apoio do CREA-PI, da Prefeitura de Teresina e do Dr. Afrânio Nunes, sobrinho e herdeiro intelectual do homenageado.

Em Amarante, a solenidade foi aberta pelo presidente da Academia de Letras do Médio Parnaíba, Neto Sambaíba, com as presenças do presidente da Academia Piauiense de Letras, Reginaldo Miranda, do presidente da Câmara, José Itamar da Silva, do secretário da Cultura, Luís Silva, presentando o prefeito Luís Neto, do secretário do Meio Ambiente, Iguim, da sexretária de Esportes, Fátima Freitas, do presidente do Sindicato dos Professores, Ironilson Lima, da ex-prefeita Emília da Paixão Costa (Bizinha), do empresário Leonardo Paes Landim e sua Luanna Lira (psicóloga), Dr. Tatá, historiador Espírito Santo, geógrafo Vicente Lustosa, agricultor e empresário Tomé Vilarinho, da escritora Euzen-i Dantas Nunes, do meu sobrinho Inácio Gaia e do meu filho Arthur Borges Fagundes dos Santos, dentre outros convidados especiais, como o poeta e historiador Chico Castro, residente em Brasília, mas dando o seu ar de graça cultural em nossa terrinha. Aqui, no CREA-PI, a solenidade será aberta pelo presidente José Borges de Sousa Araújo.

No livro Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves - Cartas para A. Tito Filho, Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves encontraremos o perfil dos acadêmicos Honório Portela Parentes, Gonçalo de Castro Cavalcanti, Simplício de Sousa Mendes, Antônio Chaves, Artur Passos, Matias Olímpio de Melo e Pedro de Alcântara de Sousa Brito, por conta de seus centenários, um profundo estudo sobre Da Costa e Silva que, além de ser o grande poeta de seu tempo (e dos tempos atuais), ainda desenhava, pintava e fazia esculturas com engenho e arte, a análise, paciente, dos informativos da Academia Piauiense de Letras, e comentários dos livros enviados pelo professor A. Tito Filho, em seu sistema de assinaturas, que era uma das fontes de renda daquela instituição.

Aos 89 anos de idade, Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves faleceu no Rio de Janeiro, sem nunca ter se desligado um dia do seu torrão natal.

Leia mais na coluna do Denison Duarte, no portal Meio Norte.

7 comentários:

Jordan Bruno disse...

estará a venda na s bancas de Teresina? ou em outro ponto?

DENISON DUARTE disse...

Obrigado por manter os direitos autorais. Este é o procedimento de quem simplesmente tem ética profissional.

Conte comigo em Amarante.

Parabéns pelo site!

Denison Duarte - Correspondente Meio Norte em Amarante

Kenard Kruel disse...

jordan, envie seu endereço para a kenard kaverna, que envio o livro.

denison, tivemos que sair muito tarde, de amarante, e não deu para passar em sua casa. por favor, veja como enviar o cd de fotos para a kenard kaverna. grato por tudo, inclusive pelo suco de bacuri. agradeça à sua generosa esposa. kenard kruel.

vila tropical, bloco I ap 101
bairro lourival parente
cep 64.023.900
teresina - piauí

DENISON DUARTE disse...

Com certeza enviarei o cd, mas não o farei via correios. Encontrarei uma forma de entregá-lo no endereço fornecido por você.

Faltou o restante do suco para você tomar. Estou lhe esperando (terá um novo suco à sua espera!). O meu simples aconchego está inteiramente a seu dispor quando estiver em Amarante. Será uma honra recebê-lo.

Um forte abraço!

DENISON DUARTE - Correspondente Meio Norte em Amarante

DENISON DUARTE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DENISON DUARTE disse...

Eis o link que leva o internauta à matéria da apresentação do livro Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves - Carta a A. Tito Filho.

Copie e cole o link no seu navegador e veja a matéria completa:
http://www.meionorte.com/amarante/lancamento-de-livro-kenard-kruel-num-dia-de-gloria-para-a-cultura-amarantina-153423.html

Cunha e Silva Filho disse...

Agradecimento:

Prezado Kenard Kruel:
Como nã tenho seu e-mail, ven ho por este lkhe agradecer a honrosa presença d amigo por ocais~kao do lançamento do meu llivro As ideias no tempo. Ao memso tempo, quero lhe agradecer pjela gentileza de autografar-me o seu mais recente llivro,Cartas para "A. Tito Filho" que já estoou folheandocom muito prazer sobretudo pelo fato de que poçuco conheço da figura ilustre desse piauiense de Am arante, que é Luiz Medes Ribeiro Gonçalves, a qual s´conhecia através de pesçoas que com ele cnviveram.
A obra organizada por você aninda me prende a atençãço devido à figura do destinatário das acartas, que foçi A. Tito Filho, um talentosos intelectual, grande jornallista e singular cronista de estilo alicianate. A. Tito Filho foi também meu professor de literatura portuguesa e brasileira no Liceu Piauiense e poderia afirmar cm seguranç, foi o melhor mestre que tive naquelas disciplinas em Teresina. Era a paixão e a admiração dos seus alunos. Um talento verbal.
Você, por sua vez, está há muito de parabéns dada a sua operoçsa atividade intelectual com publicações que se vão somando a obras relevantes para se coçnhecer o Piauí político e literário.
A par disso, me passa a impressão de que é pessoça distinta, edujcadas, sim ples, participativa e prestigigiadora do que ocorre no Piauí no plano da cultura.
Envio-lhe, pois, um abraço e só lhe deejo novas produções na suas suas pesquisas sobvre homens el ivros do Piiauí.

Cordilamente seu amº e admor.
Cunha ae Silva Filho