quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

João Mendes Olympio de Melo

João Mendes Olympio de Melo nasceu em 16 de dezembro de 1917, no Município de Tarauacá (AC) e faleceu em 1º de agosto de 1979, na cidade de Teresina-PI. Filho do então juiz federal Matias Olympio de Mello, governador do Piauí no período de 1924 a 1928, e de Maria José Mendes de Mello. Foi casado com Mariza Olympio de Melo. Pai do ex-governador Guilherme Cavalcante Olympio de Melo.
Engenheiro agrônomo e político - Trajetória pública/política - Fez seus estudos na Bahia, após o primário realizado na Escola Modelo “Artur Pedreira”, em Teresina, o secundário, no Colégio Antônio Vieira, em Salvador. Formou-se em Engenharia Agronômica pela Escola Agrícola da Bahia, em 1937.
Concluído o ensino superior, foi para os Estados Unidos da América, onde freqüentou cursos de especialização na Arizona State University, em Tucson, e no College of Agriculture, em Ames, no Estado de Iowa.
Em 1949, concluiu o curso de Zootecnia da Universidade Rural do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
De regresso a Teresina, ingressa na política, filiando-se à União Democrática Nacional (UDN), por cuja legenda foi eleito prefeito municipal de Teresina, nas eleições de 1950. No exercício desse cargo, em 1952 cumpriu extensa programação alusiva ao primeiro centenário de fundação da cidade.
Concluído esse mandato, em 1954, fi lia-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e vai eleito suplente do senador Matias Olympio de Melo, seu pai. Nessa condição, substituiu o titular no Senado Federal, em três oportunidades, a saber: de fevereiro a setembro de 1957; de março a setembro de 1959; e, de junho a setembro de 1961, tendo sido membro das Comissões de Serviço Público e de Finanças. Exerceu, também, o cargo de secretário de Educação e Saúde do Piauí, no governo do General Jacob Manuel Gayoso e Almendra.
Foi chefe do Serviço de Economia Rural, do Acordo ao Fomento Animal e da Seção de Fomento Agrícola do Piauí, exercendo em Brasília a chefia da Seção de Fomento Agrícola do Departamento de Produção Animal (DPA), do Ministério da Agricultura.
No pleito de 1962, elegeu-se deputado federal pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Durante essa legislatura, foi membro das comissões de Serviço Público, do Polígono das Secas, de Agricultura e Política Rural e de Segurança Nacional da Câmara dos Deputados.
Candidato novamente no pleito de 1966, pelo MDB, não conseguiu eleger-se obtendo a primeira suplência do PTB. Todavia, exerceu o mandato integralmente no período de fevereiro de 1967 a janeiro de 1971.
Por indicação do pai, João Mendes foi presidente da Comissão Executiva Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Com a instauração do bipartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), falecendo no ano de 1979.
Trabalho Publicado - Genética Animal (tese de concurso).

Nenhum comentário: