segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Renúncia de Chagas Rodrigues

O governador Chagas Renunciou ao cargo no dia 6 de julho de 1962, para pleitear, nas eleições de 3 de outubro, as candidaturas, simultâneas, ao Senado e à Câmara dos Deputados, como a lei permitia naquele tempo.
Era a primeira vez, no Piauí, desde a República Velha, que um governador renunciava para candidatar-se a um cargo eletivo.
Assumiu o vice-governador Tibério Barbosa Nunes. Também, pela primeira vez, era realizada a posse de um vice-governador em caráter definitivo até o término do mandato de governador.
Chagas Rodrigues, por manobras diversas que maculam a história política piauiense, perdeu para o Senado, mas ganhou para a Câmara dos Deputados, com mandato de 1963 a 1967.
Foram eleitos senadores, a 7 de outubro de 1962, José Cândido Ferraz - UDN com o apoio do PSD, com 119.842 votos, e Sigefredo Pacheco - PSD com apoio da UDN, com 99.770 votos. Ambos com mandato de oito anos.

*****

Cai Chagas - Com esse título, Carlos Augusto de Araújo Lima publicou, em sua coluna no Diário do Povo, de 7 de abril de 2008:
“Ainda hoje ecoa o emocionado discurso de Tibério Barbosa Nunes, da sacada do Palácio de Karnak, na despedida de Chagas Rodrigues. Durante muito tempo foi relembrada a célebre frase por ele pronunciada: ‘Vai Chagas. Aqui fica um amigo.’
Mal o ex-governador atravessou os portões do Palácio, Tibério chamou o professor Camilo Filho, com o decreto que demitiu mais de mil pessoas nomeadas por Chagas.
Tibério, político de Floriano, assumiu o governo por 10 meses, com a renúncia de Chagas para se candidatar a senador e deputado federal. Apoiou Petrônio Portella para o Governo.
Chagas elegeu-se para a Câmara Federal. Os senadores eleitos foram Sigefredo Pacheco e José Cândido Ferraz.”

Um comentário:

EMERSON ARAÚJO disse...

Kenard Kruel, você está reabilitando um dos políticos mais significativos do Piauí com este livro/pesquisa. Lembro-me nas passeatas que participamos no Parque Piauí contra a Ditadura Militar no início dos anos 80(oitenta) lá estava o Dr. Chagas Rodrigues puxando o cordão dos democratas com seus discursos inflamados, mas de uma delicadeza fenomenal. Petrônio Portela foi o porta-voz da direita agrária no Piauí/Brasil, enquanto o Dr. Chagas Rodrigues foi e continua sendo um ícone do centro-esquerda no Piauí/Brasil. Pra mim Chagas Rodrigues continua sendo um piauiense que merece todas as honras. Parabéns, meu amigo!